TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Planos de Porto Alegre para a Copa são apresentados em Brasília
   
     
 


17/04/2009

Planos de Porto Alegre para a Copa são apresentados em Brasília
Até 2014, a cidade deverá ser a única cidade brasileira a ter dois estádios de futebol dentro dos padrões estabelecidos pela FIFA

Até 2014, Porto Alegre deverá ser a única cidade brasileira a ter dois estádios de futebol dentro dos padrões estabelecidos pela Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa). Os projetos de construção da Arena Tricolor e da modernização do Gigante da Beira-Rio foram entregues na manhã desta quinta-feira, 16, pelo secretário extraordinário da Copa, José Fortunati, ao ministro dos Esportes, Orlando Silva.

Segundo Fortunati, outro aspecto que diferencia Porto Alegre das demais cidades que concorrem às doze vagas para a Copa é o fato de os estádios gaúchos serem reformados ou construídos com investimentos exclusivamente privados. “Na nossa Capital, o dinheiro público será aplicado em outras ações e obras que representarem um legado de desenvolvimento para todos os cidadãos”, destacou. A posição gaúcha vai ao encontro do pensamento do governo federal, que já alertou que não alocará recursos para as arenas esportivas.

O ministro elogiou o trabalho de preparação da cidade. “Foi muito importante conhecer em detalhes o projeto de um município que está colocado num eixo central de nações com grande tradição futebolística, como Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile”, enfatizou Orlando Silva, lembrando o exemplar trabalho de organização promovido pela prefeitura, governo do Estado, Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e clubes na partida entre Brasil e Peru, realizada em Porto Alegre no dia 1º deste mês. 

Dois estádios - Desde o início da preparação para a Copa, prefeitura, governo do Estado e FGF têm batalhado para que Porto Alegre possa ter dois estádios credenciados como oficiais para o evento de 2014. “Estamos trabalhando para que esse objetivo torne-se realidade, mesmo que um deles funcione como estádio suporte, auxiliando na preparação de delegações”, afirmou Fortunati.

Apesar de reconhecer a existência de obstáculos para que dois estádios em uma mesma cidade receba jogos da competição, o secretário ressalta que isso não é exatamente uma novidade na história do megaevento esportivo. Nas 18 copas realizadas, dez cidades (ver lista abaixo) já tiveram partidas em mais de uma arena. Em 2010, na África do Sul, outra será integrada à lista, Joanesburgo.

Para Orlando Silva, ter dois estádios com padrões internacionais em Porto Alegre será uma vitória não apenas dos torcedores, mas do Rio Grande do Sul e do país, tornando a cidade uma referência para as demais. “Vamos batalhar com todas as forças para viabilizar o credenciamento dos dois estádios, mas precisamos antes continuar trabalhando para sermos escolhidos como sede pela Fifa”, lembrou, cauteloso, o secretário. O anúncio das doze cidades selecionadas ocorrerá no dia 31 de maio, nas Bahamas.

A deputada federal Manuela D´Ávila também participou do encontro, que ocorreu no gabinete do ministro.

Cidades que receberam jogos em mais de um estádio:
  • 1930, Montevidéu – Centenário, Pocitos do Peñarol, Parque Central do Nacional
  • 1938, Paris – Parc de Princes e Olímpico
  • 1966, Londres – Wembley e White City
  • 1978, Buenos Aires – River e Velez
  • 1982, Madri – Real e Atlético / Barcelona – Espanhol e Barcelona / Sevilha – Bétis e Sevilha
  • 1986, Cidade do México – Azteca e Olímpico / Guadalajara – Jalisco e Três de Março / Monterrey – Universitário e Tecnológico

Na Copa de 2010, na África do Sul, Joanesburgo também terá jogos em dois estádios – Ellis Park e Soweto.

 

Fonte: Agência POA
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br