TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Arborização + Segura
   
     
 


22/09/2018

Arborização + Segura
Projeto da RGE e RGE Sul contribui para reduzir casos de falta de energia e riscos por queda de árvore em 17 municípios parceiros
A revitalização da arborização urbana em cidades atendidas pela RGE e RGE Sul, distribuidoras da CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro, vem contribuindo para reduzir os casos de falta de energia e os riscos à segurança da população por queda de árvores e contatos de galhos na rede elétrica, por meio do seu Projeto Arborização + Segura. Somente em 2018, as distribuidoras firmaram 13 novas parcerias com prefeituras municipais do Rio Grande do Sul para o projeto.
 
Criado pela CPFL Energia em 2015, o projeto Arborização + Segura efetua, por meio de convênio com Prefeituras Municipais, a identificação e substituição de árvores inadequadas para o convívio com a rede elétrica ou que ofereçam riscos à população. A seleção de espécies adequadas a serem plantadas reduz as interferências da vegetação nas redes elétrica, de telefonia, de água e esgoto e oferece, ainda, melhor acessibilidade das pessoas às calçadas, conciliando o fornecimento de energia com a melhoria da qualidade de vida.
 
Os esforços da CPFL Energia com o projeto se somam a outras iniciativas desenvolvidas pelas distribuidoras do Grupo para melhorar a qualidade do fornecimento de energia aos seus clientes, como a realização de podas preventivas e a adoção de redes compactas, que reduzem o contato de galhos de árvores.
 
Essas ações, em conjunto, permitiram observar, por exemplo, a redução das interrupções no fornecimento de energia provocadas por árvores nos municípios deUruguaiana, Santiago, Venâncio Aires, Alegrete e Santa Cruz do Sul que fazem parte da lista de parceiros do projeto. Nesses municípios, em 2017, foram registradas 4.280 interrupções no fornecimento de energia provocadas por árvores. Em 2018, até 15 de setembro, esse número caiu para 2.300 (tabela abaixo).
 
 
2017
2018 (até 15 de setembro)
ALEGRETE
626
376
SANTA CRUZ DO SUL
968
504
SANTIAGO
691
239
URUGUAIANA
884
673
VENÂNCIO AIRES
1.111
508
Total
4.280
2.300
 
 
Outros municípios gaúchos que também fazem parte do Arborização + Segura são: Antônio Prado, Serafina Corrêa, Feliz, Iraí, Santa Rosa, Passo Fundo, Três Passos, Veranópolis, Gramado, Erechim, Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga.
 
Com investimento já realizado de R$ 404 mil, a CPFL Energia já doou mais de 8 mil mudas - de um total de cerca de 40 mil. Esse número representa mais de 6 vezes a quantidade de árvores que serão retiradas por não terem um convívio adequado com a rede elétrica. Além dos locais onde as árvores são substituídas, diversos outros pontos das cidades parceiras também recebem o plantio de novas mudas.
 
As mudas doadas pela CPFL Energia são de espécies que possuem porte adequado para o plantio sob a rede de energia elétrica, o que reduz a necessidade de podas e aumenta a segurança da população. Entre as espécies doadas estão Quaresmeira, Manacá-da-Serra, Aroeira, Jasmim-Manga, Cereja-do-Rio-Grande e Pata-de-Vaca.
 
Além do compromisso de realizar a substituição das árvores e o plantio de novas mudas, a CPFL Energia e as Prefeituras parceiras também desenvolvem ações de educação ambiental as escolas municipais. Uma cartilha educacional foi elaborada para que os professores transmitam, em sala de aula, os principais cuidados para o plantio adequado de árvores.
 
“Fomentar projetos de arborização urbana, desenvolvidos em parcerias com prefeituras, está em linha com nossos objetivos de contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que atuamos”, afirma o diretor de sustentabilidade da CPFL Energia, Rodolfo Sirol.  
 
Além da melhoria na qualidade do fornecimento de energia, o Programa Arborização + Segura traz outros benefícios para os municípios participantes e cidadãos. A iniciativa contribui para ampliar a cobertura vegetal das cidades, proporciona abrigo e alimento para os animais, melhora a paisagem urbana, ajuda no controle de enchentes e inundações, reduz os problemas com erosão e assoreamento do solo, valoriza os imóveis através da qualificação ambiental e paisagística e reaproxima a sociedade do meio ambiente.
 
Benefícios da Arborização Mais Segura
 
A arborização das vias urbanas tem influência direta sobre a rede de distribuição de energia elétrica e a qualidade do fornecimento de energia. Em dias de temporais, grande parte das interrupções do fornecimento de energia é causada por quedas de galhos e de árvores sobre a rede elétrica. No primeiro semestre de 2018, foram registradas 40.683 interrupções causadas por vegetação nas 679 cidades atendidas pelo Grupo. Em média, 2/3 do tempo em que o cliente fica sem energia decorre de interferências da vegetação na rede.
 
Para minimizar esse impacto, além do Programa Arborização + Segura, as distribuidoras da CPFL Energia também realizam podas preventivas para evitar riscos à segurança da população e danos à rede elétrica. As podas seguem rigorosos critérios técnicos para evitar agressões desnecessárias às árvores e são monitoradas por especialistas em meio ambiente.
 
O contato das árvores com a rede elétrica pode trazer consequências sérias como:
 
â—     Vazamentos de corrente elétrica da rede para o solo (por meio das árvores), podendo inclusive atingir pedestres, principalmente em caso de chuvas;
â—     Rompimento de condutores, com risco de acidentes com pessoas;
â—     Risco de curto-circuito, com interrupção do fornecimento de energia, interferência no sistema de sinalização, desligamento da iluminação pública e comprometimento dos sistemas de segurança e danos aos equipamentos do sistema elétrico, etc.
 
Sobre a RGE
 
A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 255 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado.
 
A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado.
 
A RGE busca os mais altos níveis de eficiência no atendimento aos seus clientes sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.
 
Sobre a RGE Sul
 
A RGE Sul Distribuidora de Energia S/A é uma das distribuidoras de energia elétrica do Grupo CPFL Energia no Rio Grande do Sul e tem atuação na Região Metropolitana, Centro, Vales e região Oeste do Rio Grande do Sul.
 
A concessionária atende a 1,3 milhão de clientes em 118 municípios gaúchos, tem 100 mil km² de área de abrangência e 65 mil Km de rede de distribuição. A base de suas operações fica em São Leopoldo.
 
A RGE Sul se orienta pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2016 a RGE Sul passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.
 
Sobre a CPFL Energia
 
A CPFL Energia, há 105 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
 
Com 14% de participação, a CPFL Energia é vice-líder no mercado de distribuição, totalizando cerca de 9,4 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
 
Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Ao final do primeiro trimestre de 2018, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW. 

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3 e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 pelo 13º ano consecutivo. O Grupo também ocupa posição de destaque como um dos maiores investidores brasileiros em arte, cultura e esporte. 

Fonte: Assessoria de imprensa RGE e RGE Sul
Autor: Mari Alves e Anderson Guerreiro
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br