TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
RGE e RGE Sul formam gratuitamente 206 eletricistas em 2018
   
     
 


17/10/2018

RGE e RGE Sul formam gratuitamente 206 eletricistas em 2018
Este ano, em torno de 68% dos participantes do projeto Escola de Eletricistas foram contratados pelas distribuidoras
A RGE e RGE Sul, empresas do Grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro, promove a capacitação gratuita para 206 profissionais atuarem como eletricistas de redes de distribuição e auxiliar de eletricista. O número faz parte dos resultados do projeto Escola de Eletricistas em 2018, iniciativa que tem por objetivo formar mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho e para os negócios do Grupo.
 
Grande parte dos alunos participantes dos cursos acabam sendo contratados pelas concessionárias. De acordo com o levantamento realizado pela Universidade Corporativa da CPFL Energia para celebrar o Dia do Eletricista, comemorado neste 17 de outubro, a RGE e a RGE Sul já treinaram 126 profissionais nas turmas da Escola de Eletricistas em 2018, dos quais 68,2% deles foram contratados. Isso significa que mais de dois terços dos participantes dos cursos estão trabalhando nas duas empresas.
 
Até o final do ano, outras 80 pessoas irão receber a capacitação gratuita, considerando 48 profissionais participantes dos cursos em andamento e outros 32 que farão parte de novas turmas que serão abertas. O projeto Escola de Eletricistas é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai).
 
Ao longo do treinamento, que dura em torno de três meses, os alunos tem acesso a teorias, técnicas e práticas do trabalho de eletricista de distribuição e são orientados sobre questões relacionadas à segurança do trabalho. Além de aprender sobre eletricidade básica, os participantes têm aulas sobre as normas NR-10 (segurança e saúde do trabalho) e NR-35 (requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura), sobre os procedimentos e normas do padrão CPFL de operação da rede, entre outros conhecimentos.
 
Com o projeto Escola de Eletricista, a RGE e RGE Sul oferecem para a sociedade uma formação gratuita de boa qualidade, além de contribuir para suprir uma lacuna do mercado de trabalho, que é a existência de profissionais já habilitados para trabalhar em empresas do setor elétrico. “O que há no mercado são pessoas com a formação básica em eletricista residencial. Com este projeto, oferecemos uma certificação com conteúdo de boa qualidade, que inclui, por exemplo, noções de segurança no trabalho de rede”, afirma o gerente de Educação Corporativa da CPFL Energia, Flavio Allbrandt Faria.
 
Além de qualificar a formação de mão-de-obra, a Escola de Eletricista também viabiliza a criação de um banco de currículos de profissionais certificados que poderão ser aproveitados futuramente pelo Grupo CPFL, quando houver vaga disponível. A vantagem disso é que esses profissionais já entram conhecendo as normas e procedimentos da companhia, diminuindo o tempo de adaptação ao modo de trabalho da organização.
 
“Além de capacitar profissionais e suprir nossa necessidade por mão-de-obra, a Escola de Eletricistas beneficia as comunidades da nossa área de atuação. Os profissionais formados podem ser contratados pela RGE e RGE Sul ou por outras empresas do setor, melhorando a renda e qualidade de vida das famílias dessas regiões”, explica o diretor de Recursos Humanos da CPFL Energia, Rodrigo Ronzella.
 
 
Profissionais
formados
Profissionais contratados
Taxa de contratação
Profissionais em formação
Profissionais a treinar
126
86
68,2%
48
32
 
 
Sobre a RGE
 
A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 255 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado.
 
A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado.
 
A RGE busca os mais altos níveis de eficiência no atendimento aos seus clientes sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.
 
Sobre a RGE Sul
 
A RGE Sul Distribuidora de Energia S/A é uma das distribuidoras de energia elétrica do Grupo CPFL Energia no Rio Grande do Sul e tem atuação na Região Metropolitana, Centro, Vales e região Oeste do Rio Grande do Sul.
 
A concessionária atende a 1,3 milhão de clientes em 118 municípios gaúchos, tem 100 mil km² de área de abrangência e 65 mil Km de rede de distribuição. A base de suas operações fica em São Leopoldo.
 
A RGE Sul se orienta pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2016 a RGE Sul passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.
 
Sobre a CPFL Energia
 
A CPFL Energia, há 105 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
 
Com 14% de participação, a CPFL Energia é vice-líder no mercado de distribuição, totalizando cerca de 9,4 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
 
Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Ao final do primeiro trimestre de 2018, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW. 

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3 e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 pelo 13º ano consecutivo. O Grupo também ocupa posição de destaque como um dos maiores investidores brasileiros em arte, cultura e esporte. 

Fonte: Assessoria de imprensa RGE e RGE Sul
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br