TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Fecomércio-RS aposta em um 2019 de crescimento e ampliação de mercados
   
     
 


05/12/2018

Fecomércio-RS aposta em um 2019 de crescimento e ampliação de mercados
Coletiva de imprensa da Federação empresarial avaliou o ano e traçou cenários para a economia

Greve dos caminhoneiros, Copa do Mundo e eleições para os poderes executivos e legislativos. O ano de 2018 foi de instabilidades políticas e econômicas até o fim do pleito eleitoral, em outubro, mas também foi marcado pela contenção da inflação, a recuperação do mercado de trabalho e uma melhora contínua do setor de comércio e serviços. Para 2019, as perspectivas são positivas. Segundo o presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn, a recessão acabou, e espera-se, com o novo governo, a implementação de uma agenda de reformas e de promoção do crescimento sustentável.  “O novo governo tem inúmeros desafios. Entretanto, os primeiros sinais apontam na direção correta. Precisamos enfrentar aquilo que estruturalmente aumenta o gasto público e o que cria empecilho ao crescimento.”, destaca.

As análises e projeções são da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul, que apresentou nesta quarta-feira (5) as perspectivas para 2019, além de um balanço da economia e das atividades do Sistema Fecomércio-RS em 2018.

ACESSE AQUI A APRESENTAÇÃO DO ECONOMISTA MARCELO PORTUGAL  

Discussões e atividades de 2018

Ao longo de 2018 a Fecomércio-RS esteve presente no interior do Estado, com a pauta A importância do seu voto, no tradicional Giro Pelo Rio Grande. Cidades como Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana e Santana do Livramento foram palco de debate sobre os principais assuntos que dizem respeito à qualidade de vida da sociedade gaúcha. Mais de 800 pessoas participaram dos encontros nas principais regiões gaúchas.

O ano também foi marcado por um grande avanço em uma das principais pautas de reivindicação das empresas gaúchas, a cobrança do Imposto de Fronteira, conhecido como Difa - Diferencial de Alíquotas de ICMS. A Fecomércio-RS foi protagonista em ação votada no Supremo Tribunal Federal no mês de novembro e que se encontra em aberto devido a um pedido de vistas do ministro Gilmar Mendes. “A votação renovou as nossas esperanças de vitória. Por enquanto estamos dando de goleada: 4x1 em favor do contribuinte. Nossa ação, agora, será no sentido de tentar influenciar para reduzir o tempo de pedido de vistas, de forma que o julgamento possa ser retomado” destaca Bohn. 
 
2019: Otimismo e esperança com as reformas

O novo governo promete uma  política de  contenção de gastos públicos, privatizações, concessões e abertura comercial. As reformas da previdência e tributária devem tomar lugar de prioridade entre as medidas do governo, já no início do mandato. “A sociedade brasileira precisa entender que não podemos mais conviver com um Sistema Previdenciário estruturalmente deficitário. Isso repercute cotidianamente na nossa vida e, se não fizermos nada, a situação será insustentável. Em 2019, continuaremos percorrendo o Rio Grande mostrando que precisamos apoiar medidas que construam possibilidades de um futuro melhor.”, defende Bohn.

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) projetado para o Brasil no final de 2019 é de 2,8%, igual ao verificado em 2018. No Rio Grande do Sul, a projeção fica abaixo da expectativa nacional, com crescimento esperado de 2,1%. “Para o RS voltar a crescer é preciso um compromisso com uma agenda de crescimento econômico que, entre outras coisas, priorize a melhoria da nossa infraestrutura logística e de um ataque ao problema fiscal na sua origem: a despesa do setor público." As perspectivas da entidade projetam a Selic a 7% a.a. e o câmbio em R$ 3,88/US$ para o final de 2019.
 
AS FOTOS PODEM SER ACESSADAS AQUI (ÁLBUM DE FOTOS ESTARÁ DISPONÍVEL ÀS 16H)
 
Senac-RS - Mudar a vida das pessoas por meio da educação profissional é o compromisso do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul - Senac-RS, que já capacitou mais de sete milhões de gaúchos em sete décadas de atuação.
   
Ofertando educação profissional em todos os níveis de ensino, do Jovem Aprendiz à Pós-Graduação, na modalidade presencial e a distância, a entidade conta com duas faculdades, 40 escolas de educação profissional e 23 unidades Sesc/Senac. São mais de 60 pontos de atendimento que possibilitam atender todos os 497 municípios gaúchos. Além disso, a instituição é responsável pela oferta de 11 títulos de cursos técnicos na modalidade EAD para quase 400 municípios do País.

Primando pela excelência nos processos de gestão, a instituição é a única organização de ensino do País a ganhar o Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ (2016) e o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade (2017). Seguindo o caminho de premiações, o ano de 2018 foi de reconhecimento com o prêmio Melhores em Gestão, concedido pela Fundação Nacional da Qualidade - FNQ; TOP of Mind, da Revista Amanhã, como a marca mais lembrada na categoria Capacitação Profissional; TOP de Marketing da ADVB/RS; prêmio  Mérito Top Ser Humano da ABRH-RS; Troféu Diamante no Prêmio Qualidade RS; o reconhecimento de ser a 7ª Melhor Empresa para Trabalhar no Rio Grande do Sul, segundo a Great Place to Work, além de cinco medalhas nas Competições Senac de Educação Profissional - maior competição nacional de Educação Profissional do Comércio.
   
Para 2019, estão previstas duas inaugurações: a Unidade de Itaqui e a escola Senac Rio Grande - espaços voltados para as reais necessidades do mercado de trabalho. Na área da inovação, dias 12 e 13 de março acontece, pela primeira vez no Estado, a Maratona Senac Inovação, um evento em que equipes do Senac-RS competem para atender as demandas de inovação das empresas do setor terciário. Além disso, a já tradicional Feira de Oportunidades, que acontece no mês de maio em todas as unidades Senac do RS, irá capacitar gratuitamente mais de 100 mil pessoas em uma semana de ações gratuitas para a comunidade gaúcha. Saiba mais em www.senacrs.com.br.
 
Sesc/RS – O Sesc/RS promove o bem-estar social dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade há 72 anos. A instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza atividades nos 497 municípios gaúchos nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte, lazer, turismo e ação social. Com 43 Unidades Operacionais Sesc e 20 Unidades Sesc/ Senac, a organização também leva qualidade de vida à população por meio de cinco carretas de Odonlogia (OdontoSesc), duas carretas médicas para saúde preventiva (USSP), duas carretas de Cultura e Lazer (RecreArte), quatro caminhões de biblioteca (BiblioSesc) e dois furgões Sesc Lazer.

O Sesc/RS atende um público médio anual de 2,8 milhões de pessoas somente em atividades da área de cultura. No esporte, são cerca de 240 mil atletas em eventos e 58 mil alunos nas academias de ginástica e musculação e nos estúdios de pilates. Na saúde, atendimentos e consultas em saúde e odontologia são realizadas; somente o Programa Sesc Sorrindo para o Futuro totaliza 175 mil alunos em escolas públicas. O Mesa Brasil Sesc complementa refeições com a distribuição de 2 milhões de quilos de alimentos em instituições sociais. Nas 19 Escolas de Educação Infantil mantidas no Estado são atendidos 1.530 alunos em turno integral, sendo que 80% destas crianças têm gratuidade total nas mensalidades. Mais de 7 mil idosos participam dos 77 grupos do Programa Sesc Maturidade Ativa e 5,8 milhões de pessoas em atividades recreativas em todo o estado. No turismo, pacotes turísticos, hotéis próprios e conveniados atenderam mais de 120 mil pessoas.

Em 2019, serão inauguradas novas instalações das Unidades do Sesc São Borja, Sesc Vacaria e Sesc Montenegro e a sexta carreta da OdontoSesc, além do aquecimento e cobertura da piscina olímpica do Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre. Na linha de expansão de atividades, o Projeto Conexão de Ideias vai circular por 43  gaúchos, com a presença de palestrantes de renome nacional. Além disso, será ampliada a atuação dos Espaços Sesc Mais Saúde, contemplando também as cidades de São Borja, Canoas, Porto Alegre (Unidade Centro), Lajeado, Montenegro e Novo Hamburgo. No próximo ano, serão realizadas novas edições de eventos e projetos já consolidados, como o Estação Verão Sesc, Festival Internacional Sesc de Música, Temporada de Férias, Circuito Verão Sesc de Esportes, Festival Palco Giratório Sesc/POA, Jogos Comerciários, Santa Maria Sesc Circo, Circuito Sesc de Corridas, entre outros. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Fecomércio-RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br