TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
92% dos resíduos sólidos produzidos na Arena voltam a ser matéria-prima
   
     
 


15/01/2019

92% dos resíduos sólidos produzidos na Arena voltam a ser matéria-prima
Sistema de descarte correto proporciona que resíduos produzidos em dias de jogos voltem para o mercado, transformando-se em sacos, sacolas plásticas e caixas

Felicidade, raiva, esperança e alegria. Uma partida de futebol produz diversas emoções e sentimentos em quem assiste ao espetáculo in loco. O que poucas pessoas percebem é a quantidade de resíduos que ficam dentro do estádio após o jogo. Consciente quanto à necessidade de diminuição dos impactos ambientais, a Arena do Grêmio investe na destinação correta de recicláveis e orgânicos através da gestão de resíduos, ferramenta que permite a reciclagem de até 92% destes.

“Temos um trabalho quase artesanal para tratar este resíduo de uma forma diferente. É feita uma separação manual por classificação, entre papel, metal, vidro, isopor e plástico. Após esse processo, o material é enfardado e vai para o destino correto. Depois, tudo que foi coletado volta para o mercado em forma de folhas recicláveis, sacos e sacolas plásticas”, explica o Diretor de Operações da empresa Safe, Leandro Gomes, responsável técnico pela gestão de resíduos na Arena.

COLETA RESÍDUOS

Em todo complexo multiuso, mais de 2.300 lixeiras para descarte de copos, porta-lanches de papel, guardanapos, garrafas de água e refrigerante, e orgânicos. Ao final, tudo é direcionado para containers, com 35 metros cúbicos de capacidade. “Não temos uma quantidade fixa de contêineres, tudo depende da partida, condições climáticas e horários. No último jogo do ano, entre Grêmio e Corinthians, que tivemos um público de acima de 40.000 pessoas, retiramos 3,01 toneladas de resíduos”, afirma Andréia Souza, colaboradora da Arena responsável pela supervisão do contrato com a Safe.

A partir da quantidade total de resíduos, é possível estipular a produção de cada pessoa que esteve no estádio para a partida. “Essa média reduziu muito porque as pessoas estão consumindo menos. Mas, individualmente, são cerca de 200g por pessoa”, destaca Leandro. O processo, que mobiliza mais de 100 profissionais, inicia na manhã do dia seguinte ao jogo e o montante deve ser retirado da Arena até às 17h do mesmo dia, para evitar contaminações. Logo após, o material é enviado para uma empresa de triagem, que separa e destina os resíduos para a recicladora adequada.

RESÍDUOS PLUVIAIS

Além do investimento em reciclagem de sólidos, a Arena do Grêmio também possui um sistema de reaproveitamento da água da chuva que, atualmente conta com reservatórios com capacidade total de 480 mil litros de água. A partir das próximas semanas, esse sistema será ampliado e os reservatórios passarão a ter capacidade de armazenamento de 570 mil litros, que serão utilizados em banheiros, limpeza e sistema de irrigação.

Fonte: Camejo Soluções em Comunicação
Autor: Vivian Leal
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Vivian Leal/ Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br