TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Dia Internacional das Florestas
   
     
 


18/03/2019

Dia Internacional das Florestas
Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani realiza plantio em aldeia indígena em Porto Alegre

O Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani promove o plantio de cinquenta mudas de espécies nativas do Rio Grande do Sul na aldeia indígena guarani Teko’a Anhetenguá, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre-RS no dia 21 de março, em celebração ao Dia Internacional das Florestas. As mudas são doadas pelo viveiro municipal de Porto Alegre, a partir de parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Porto Alegre e serão plantadas em uma das áreas mapeadas na aldeia para a recuperação ambiental. Na data também será lançado na imprensa e nos meios digitais do Projeto um vídeo em homenagem ao Dia Internacional das Florestas. 

O Projeto Ar, Água e Terra é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e realiza a atividade com o objetivo também de sensibilizar as pessoas sobre a fundamental importância das florestas não só para a regulação do clima, mas para a manutenção da vida no planeta. 

Na mesma data, projetos patrocinados pela Petrobras que atuam na temática florestas e clima realizam atividades de plantio de espécies arbóreas envolvendo crianças, adolescentes, jovens, estudantes, pessoas com deficiência, comunidades tradicionais e povos indígenas em várias regiões do país. Além da ação, os projetos promovem uma campanha digital em suas redes sociais utilizando a hashtag #florestaseclima. Fazem parte da atividade os projetos Ar Água e Terra: Vida e Cultura Guarani (RS), De Olho na Água (CE), Florestas de Valor (PA), Guapiaçu Grande Vida (RJ), Verde Novo (MG e SP), Viveiro Cidadão (RO), Uruçu Capixaba (ES) e Semeando Água (SP). 

O projeto Ar, Água e Terra é realizado pelo Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM), abrangendo uma área de mais de três mil hectares nos biomas Mata Atlântica e Campos Sulinos/Pampas. As atividades promovem o intercâmbio de saberes, sementes e mudas entre as aldeias; a realização de reuniões, encontros, trilhas e oficinas de saberes e práticas indígenas e não indígenas; o viveirismo; a conservação ambiental; a reconversão produtiva de áreas; a recuperação ambiental através do plantio de espécies vegetais utilizadas na alimentação, saúde, artesanato e rituais; e o mapeamento das aldeias participantes, visando a gestão sustentável dos territórios indígenas. São mais de 40 mil mudas plantadas, 20 mil mudas cultivadas nos viveiros, mais de 20 hectares em recuperação e 30 hectares reconvertidos. 

Os projetos acreditam que envolver as pessoas em ações como esta é fundamental para sensibilizá-las e conscientizá-las sobre a vital relação com a natureza e a importância da preservação e recuperação das florestas.   

LINKS DOS PROJETOS: 

Projeto Ar, Água e Terra: www.projeto.iecam.org.br 

Projeto De Olho na Água: www.deolhonaagua.org.br 

Projeto Florestas de Valor: www.imaflora.org/comunidades-areas-protegidas_florestas-de-valor.php 

Projeto Guapiaçu Grande Vida (GGV): www.ggvbr.org/o-projeto 

Projeto Verde Novo: www.copaiba.org.br/verdenovo 

Projeto Viveiro Cidadão: www.viveirocidadão.org.br 

Projeto Uruçu Capixaba: www.ibramar.org/urucu 

Projeto Semeando Água: www.semeandoagua.ipe.org.br 

Programa Petrobras Socioambiental: http://sites.petrobras.com.br/socioambiental/?nav=sobre   

SERVIÇO:

O quê: plantio de mudas nativas e lançamento de vídeo em comemoração ao DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

Onde: Aldeia indígena guarani em Porto Alegre-RS

Quando: 21 de março de 2019

Horário: 14h às 18h

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Andressa Riquelme
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br