TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Diretoria do IEE apresenta programação completa do Fórum da Liberdade
   
     
 


19/03/2019

Diretoria do IEE apresenta programação completa do Fórum da Liberdade
As inscrições estão abertas pelo site do Fórum

O evento será realizado na PUCRS - em Porto Alegre -, nos dias 8 e 9 de abril com o tema “Brasil: aberto para reformas?” e contará com grandes nomes nacionais e internacionais, tais como: Flávio Augusto, Hernando de Soto, Olavo de Carvalho, Pedro Parente e Fernando Araújo

 

O Fórum da Liberdade, promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), está confirmado para os dias 8 e 9 de abril no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre/RS. Para os debates com o tema principal  “Brasil: aberto para reformas?”, estarão presentes pensadores, lideranças políticas e empresariais nacionais e internacionais, tais como o empresário fundador da Wise Up, Flávio Augusto; o economista e político peruano, Hernando de Soto; o filósofo e escritor, Olavo de Carvalho - por vídeo -; o CEO da BRFoods, Pedro Parente; o empresário e político colombiano, Fernando Araújo; entre outros. A diretoria do IEE também enviou convite para o ministro da Economia, Paulo Guedes.

 

A presidente do IEE, Giovana Stefani, destaca a relevância dos debates desta edição. “O resultado das urnas na última eleição deixou ainda mais claro o clamor popular por mudanças. Ao mesmo tempo, o pensamento liberal nunca esteve tanto em evidência, questionando a histórica tendência brasileira ao estatismo. Diante deste cenário, o tema desta edição busca fomentar um debate qualificado e plural sobre o futuro do Brasil. Queremos ir além da discussão sobre reformas estruturais e questionar o quanto estamos abertos a mudarmos o nosso mindset para alcançarmos um País mais livre e próspero”, afirma a presidente do IEE, Giovana Stefani.

 

Nesta edição do evento terão seis painéis, além de duas palestras especiais. As palestras serão ambas na terça-feira (9). Às 11h15, será a oportunidade de acompanhar a apresentação de um dos principais pensadores brasileiros, Olavo de Carvalho. Já às 18h30, o empresário fundador da Wise Up, Flávio Augusto, fará o encerramento do evento.

 

Complementam as palestras do Fórum da Liberdade nomes como: Alexandre Fetter, comunicador e empresário; Andy Ducan, economista inglês; Demétrio Magnoli, cientista político; Gloria Álvarez, cientista política guatemalteca; Gustavo Franco, economista e ex-presidente do Banco Central; Hélio Beltrão, empresário e CEO do Mises Brasil; Marcos Lisboa, Economista e CEO do Instituto Insper; Paulo Uebel, secretário do Ministério da Economia; Rodrigo Marques, fundador e CEO do Atlas Quantum; Salim Mattar, empresário e secretário de Desestatização do Governo Federal; William Waack, cientista político e jornalista; e Wolf von Laer, economista alemão, cientista político, cofundador e CEO do Students for Liberty na Europa.

PRÊMIO LIBERTAS

O Prêmio Libertas é concedido aos empreendedores que se destacam no trabalho pela valorização dos princípios de economia de mercado e de respeito ao Estado Democrático de Direito. Em 2019, o mérito será concedido ao empresário e cofundador do IEE, Winston Ling.

Ling possui vasta experiência no desenvolvimento de empresas no Brasil, Estados Unidos e China. Atualmente é proprietário da WinTech Ventures, empresa investidora em Fintechs que alavancam projetos de criptomoeda, sistemas bancários, ativos digitais e tecnologia da informação, para resolver problemas financeiros para consumidores e empresas.

PRÊMIO LIBERDADE DE IMPRENSA

O Prêmio Liberdade de Imprensa é conferido aos profissionais que preconizam a liberdade de imprensa e que se dedicam ao desenvolvimento do pensamento crítico. Neste ano, o homenageado será Alexandre Garcia.

Alexandre Garcia passou pelo Jornal do Brasil e pela TV Manchete antes de ir para a Globo. Entrou para o Grupo Globo no fim dos anos 80, como repórter especial dos principais jornalísticos da casa, como Jornal Nacional e Jornal da Globo, e apresentando um quadro de crônicas no Fantástico. No canal, cobriu a promulgação da Constituição de 1988 e as eleições presidenciais de 1989. Em Brasília, Garcia foi diretor de jornalismo da sucursal da Globo entre 1990 e 1995. Também nessa época, passou a atuar como comentarista político no Jornal da Globo e, em 1996, ganhou a apresentação do programa Espaço Aberto, na GloboNews, que hoje se chama GloboNews Alexandre Garcia. Em dezembro de 2018, o jornalista deixou a Globo e continua como comentarista e colunista em diversos veículos de comunicação do Brasil.

PALESTRANTES DO FÓRUM DA LIBERDADE 

Alexandre Fetter - Comunicador e empresário;

Alexandre Garcia  - Jornalista

Andy Duncan - Economista inglês

Demétrio Magnoli - Cientista político

Fernando Araújo - Empresário e político colombiano

Flávio Augusto - Empresário fundador da Wise Up

Glória Álvares - Cientista Política guatemalteca

Gustavo Franco - Economista e ex-presidente do Banco Central

Hélio Beltrão - Empresário e CEO do Mises Brasil

Hernando de Soto           - Economista, político e escritor peruano

Marcos Lisboa - Economista e CEO Instituto Insper

Olavo de Carvalho (por vídeo) - Filósofo e escritor

Paulo Uebel - Secretário do Ministério da Economia

Pedro Parente - CEO da BRFoods

Rodrigo Marques - Fundador e CEO do Atlas Quantum

Salim Mattar - Secretário de Desestatização do Governo Federal

William Waack - Cientista político e jornalista

Winston Ling - Empresário e fundador do IEE

Wolf von Laer - Economista alemão, cientista político, cofundador e CEO do Students for Liberty na Europa. 

 

PROGRAMAÇÃO DO 31° FÓRUM DA LIBERDADE

 

8 de abril – segunda-feira 

16h30 – Painel Lições do Mundo:

- Hernando de Soto, Economista, político e escritor peruano

- William Waack, Cientista político e jornalista

- Fernando Araújo, Empresário e político colombiano 

18h10 – Solenidade de Abertura do evento

- Prêmio Libertas

- Prêmio Liberdade de Imprensa

- Lançamento do Projeto Constituição II 

20h – Painel Livre Mercado:

- Salim Mattar, Secretário de Desestatização do Governo Federal

- Gustavo Franco, Economista e ex-presidente do Banco Central

- Pedro Parente, CEO da BRFoods 

 

9 de abril – terça-feira 

9h30 – Painel Empreendedorismo:

- Rodrigo Marques, Fundador e CEO do Atlas Quantum

- Alexandre Fetter, Comunicador e empresário; 

11h – Lançamento do Livro Pensamentos Liberais 

11h15 – Palestra Especial (por vídeo):

-  Olavo de Carvalho, Filósofo e escritor 

12h15 – Intervalo 

14h – Painel Impacto das Redes Sociais - Mudanças no Mundo:

- Andy Duncan, Economista inglês

- Glória Álvares, Cientista Política guatemalteca

- Demétrio Magnoli, Cientista político 

15h30 – Painel Ascensão do Movimento Liberal:

- Hélio Beltrão, Empresário e CEO do Mises Brasil

- Wolf von Laer, Economista alemão, cientista político, cofundador e CEO do Students for Liberty na Europa. 

17h – Painel Protagonismo:

- Paulo Uebel, Secretário do Ministério da Economia

- Marcos Lisboa, Economista e CEO Instituto Insper 

18h30 – Palestra Especial:

- Flávio Augusto, Empresário fundador da Wise Up 

 

PENSAMENTOS LIBERAIS

 

Para divulgar de forma mais efetiva as ideias debatidas e defendidas pelo Instituto, o IEE publica, desde 1994, a série Pensamentos Liberais, livro composto de artigos escritos por seus associados sobre temas relevantes para o futuro do estado do Rio Grande do Sul. 

 

A 23ª edição do Pensamentos Liberais será lançado durante o evento. Este exemplar especial também contará com artigos de autores convidados: Felippe Hermes, Giácomo Balbinotto Neto e Wolf von Laer.  

START HUB

A primeira edição do Start Hub - Conectando Empreendedores é um dos destaques do Fórum da Liberdade. O projeto é realizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE); patrocinado pela Ipiranga; e apoiado pela Amcham Brasil, AnLab, Ciclo Empreendor, Endeavor, Souto Correa Advogados, Tecnopuc e Wow Aceleradora. A ação é destinada a negócios, startups e scaleups, que buscam mentoria, capacitação e aceleradores para desenvolvimento de projetos. O objetivo foi recrutar empreendedores com ambição e sonhos altos, que lideram com ética, gestão e profissionalismo, e desejam assumir o papel de protagonismo para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Os projetos selecionados terão, nos dias do Fórum da Liberdade, momentos de dinâmicas exclusivas para conexão entre empreendedores com agentes do ecossistema local e mentores - empresários e especialistas em áreas específicas de atuação do negócio -; exposição e apresentação ao público do evento; entre outras atividades. Os vencedores, eleitos por Banca Avaliadora, receberão: mentoria da Wow Aceleradora; mentoria da Endeavor Brasil; vaga na semi-final da Amcham Arena, participação em um encontro do comitê estratégico da Amcham em 2019, dois ingressos para o CEO Forum da Amcham; mentoria do Ciclo Empreendedor; assinatura premium do Innovation Club da AnLab; horas em assessoria jurídica da Souto Correa Advogados, e divulgação do projeto em Colóquios do Fórum da Liberdade.  

 

PROJETO CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA BRASILEIRA II

 

A segunda edição do Projeto Constituição irá abordar duas matérias de fundamental importância tratadas na Constituição de 1988 e intimamente ligadas: a organização do estado e o sistema tributário nacional. Em uma primeira parte, serão apresentados os princípios norteadores para uma reforma federativa no Brasil, que descentralize o poder estatal (hoje altamente concentrado na União) em benefício de formas locais e subsidiárias de poder. Na segunda parte, serão apresentados os conceitos fundamentais para uma reforma tributária que proporcione a simplificação da tributação, a redução da carga fiscal e um tratamento mais isonômico entre os contribuintes. Em síntese, serão trazidos princípios para uma reforma constitucional que proporcione uma limitação mais efetiva do poder do Estado em prol das liberdades individuais e da livre iniciativa, devolvendo aos cidadãos o seu papel de protagonismo no desenvolvimento do País.

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

 

As inscrições para o 32° Fórum da Liberdade estão abertas e podem ser feitas pelo site forumdaliberdade.com.br. No portal, o público também encontra as informações sobre esta edição, além de imagens, vídeos e a relação completa de palestrantes e temas abordados nos eventos anteriores.

 

DIRETORIA DO IEE GESTÃO 2018-2019

 

Presidente: Giovana Stefani

Vice-presidente: Pedro De Cesaro

Diretora de Comunicação: Fernanda Lacroix Thomasi

Diretor Financeiro: Rafael do Prado Colla

Diretora de Eventos: Júlia Evangelista Tavares

Diretor de Formação: Diego Jardim Carvalho

Diretor de Relações Institucionais e Fórum da Liberdade: Caio Rizk

 

Serviço do 32º Fórum da Liberdade

Tema: Brasil: aberto para reformas?

Quando: 8 e 9 de abril

Onde: Centro de Eventos da PUCRS - Av. Ipiranga, 6681

Inscrições: forumdaliberdade.com.br

Sobre o IEE

O Instituto de Estudos Empresariais foi fundado em Porto Alegre há mais de 30 anos por 20 integrantes. A entidade tem como intuito a formação de jovens lideranças empresariais que se comprometam com um modelo de organização social e política para o Brasil baseado no ideal democrático de liberdades individuais e orientado à defesa e manutenção dos valores da economia de mercado e da livre-iniciativa. Desde 1988, o IEE promove anualmente o Fórum da Liberdade – consagrado nacionalmente e considerado o maior evento liberal da América Latina.

Fonte: Enfato Multicomunicação
Autor: Fernando Azambuja
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Fernando Conrado


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br