TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Nota Oficial - Complicações em procedimento estético na cidade de Três de Maio
   
     
 


22/03/2019

Nota Oficial - Complicações em procedimento estético na cidade de Três de Maio
Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS (SBD-RS)

A notícia da internação de quatro pacientes que tiveram complicações após realizarem procedimentos estéticos na cidade de Três de Maio, região Noroeste do Rio Grande do Sul, serve de alerta para os corretos cuidados em relação a esse tipo de serviço.

Segundo relato do médico plantonista do Hospital São Vicente de Paula, em reportagem veiculada na quinta-feira (21/03), na mídia, quatro pacientes teriam apresentado sintomas de intoxicação e complicação cardiovascular. A causa provável, teria sido a aplicação de anestésico tópico (lidocaína) em doses elevadas. As pacientes teriam sido submetidas a procedimento no rosto para estimular a produção de colágeno por uma farmacêutica, segundo foi noticiado. Após, apresentaram frequência cardíaca baixa, vômitos, sintomas de confusão mental e fala arrastada. A Vigilância Sanitária interditou o consultório e apreendeu os materiais usados nos procedimentos.

Em relação aos efeitos adversos graves em casos, como este, a SBD-RS vem a público manifestar sua posição. A entidade médica salienta que as concentrações de anestésico recomendadas pela literatura científica apresentam baixos índices de efeitos colaterais, se usados na quantidade recomendada. Manipulação e uso de concentrações e dosagens superiores à sugerida pela literatura apresentam riscos de efeitos graves. Medidas legais estão sendo tomadas para que tais fatos sejam levados ao conhecimento das autoridades públicas competentes para investigação, em prol da saúde da população.

A SBD-RS recomenda que procedimentos estéticos invasivos, ou seja, que quebrem a barreira de proteção da pele, sejam realizados por médicos especialistas em Dermatologia ou Cirurgia Plástica, com Registro de Qualificação de Especialista (RQE) devidamente registrados no Conselho Federal de Medicina (CFM).

Fonte: PlayPress
Autor: Marcelo Matusiak
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br