TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Seminário discute Gerontofobia e violência contra a pessoa idosa em Porto Alegre
   
     
 


11/06/2019

Seminário discute Gerontofobia e violência contra a pessoa idosa em Porto Alegre
Evento promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc aconteceu durante toda esta terça-feira (11/06)

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc realizou, nesta terça-feira (11/06), o Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. O evento aconteceu no Teatro do Sesc Centro, em Porto Alegre, e teve como tema central a Gerontofobia. Durante a abertura, a gerente de Educação e Ação Social do Sesc/RS, Lisângela Antonini, destacou que as atividades realizadas pela instituição, como o Programa Sesc Maturidade Ativa, procuram colocar o idoso como protagonista das suas ações. “Buscamos não fragilizar a pessoa idosa, afinal, a velhice é uma das etapas da vida e o importante é vivermos todas as etapas da melhor forma possível e felizes”, ressaltou.

A psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Social e doutora em Educação pela UFRGS, Sueli Souza dos Santos, ministrou a primeira palestra do dia: “Gerontofobia: nova expressão da violência contra as pessoas idosas no século XXI”. Durante a conversa, Sueli destacou que a Gerontofobia – o medo de envelhecer – é potencializada pela fragilidade que a sociedade impôs para esta que é uma etapa natural da vida. “Quando falamos sobre envelhecimento, logo o assunto já é vinculado aos ‘prejuízos’ que isso traz, como a perda da capacidade no trabalho, na qualidade de vida, na beleza... Este é o receio, os supostos prejuízos que vêm junto”, explicou. “Nós devemos envelhecer como vivemos, ou seja, o cuidado com a saúde e todos os demais aspectos devem ser feitos desde que nascemos e durante toda a jornada. A pessoa que viver bem, vai ter uma boa velhice”, finalizou a palestrante.

A atividade também contou com um painel de debates que discutiu os temas “Gerontofobia Institucional”, “Gerontofobia Intergeracional” e “Autopercepção do Envelhecimento”. A violência no trânsito também foi um assunto debatido no evento, numa palestra ministrada pela EPTC. O músico e escritor Samuel Sodré encerrou as atividades com música e animação.

O Seminário foi uma realização conjunta do Sistema Fecomércio-RS/Sesc com o Conselho Estadual do Idoso e Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade da Assembleia Legislativa, e apoio da Prefeitura Municipal, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do RS, Conselho Regional de Fonoaudiologia do RS, Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul e EPTC.

Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa - Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS, o programa tem como objetivo promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade social individual e coletiva. Atualmente, são 77 Grupos Sesc Maturidade Ativa envolvendo cerca de 7 mil integrantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Claiton Dornelles


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br