TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
8ª Grande Prova Vinhos do Brasil anunciará os 51 campeões no dia 17 de junho
   
     
 


12/06/2019

8ª Grande Prova Vinhos do Brasil anunciará os 51 campeões no dia 17 de junho
Degustação às cegas de 1.072 amostras de 122 vinícolas e sete estados aconteceu entre os dias 03 e 06 de junho

Os números da 8ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB) surpreenderam os 27 jurados que participaram da degustação às cegas de vinhos brasileiros disponíveis no mercado na última semana, de 03 a 06 de junho, no Hotel Vila Galé, na Lapa, no Rio de Janeiro, assim como a organização do evento pela sua grandiosidade. Durante os quatro dias foram apreciadas 41 categorias entre brancos, rosados e tintos, totalizando 1.072 amostras, de 122 vinícolas, de oito estados (RS, SC, PR, SP, MG, PE, BA, GO). A GPVB ainda contemplará os apreciadores de vinhos, espumantes e sucos de uva com os Best Buys abaixo de R$ 50,00, comprovando que vinho bom necessariamente não é vinho caro.

Do total de produtos degustados, 51 se sagraram campeões. “Estamos todos muito empolgados com o resultado, pois essa foi, sem dúvida, a melhor edição da GPVB, com um time de jurados tecnicamente competente e de experiência internacional. Foram campeões de sete estados e diversas vinícolas que podemos chamar de revelação, pois jamais haviam sido campeãs e apresentaram vinhos sensacionais”, comemora Marcelo Copello, jornalista, diretor do Grupo BACO Multimídia e presidente do júri da GPVB.

Por mais um ano, a GPVB se mostrou na vanguarda incluindo uma nova categoria: a Bag-in-Box (BIB) como são conhecidas as práticas embalagens de papelão. Além disso, o certame avaliou novas categorias, criadas durante o processo de catalogação das amostras da 8ª edição. Para ser considerada nova categoria é preciso, pelo menos, cinco amostras dos mesmos tipos de vinhos. São elas: Espumante Extra-Brut Nature Rosé (Charmat e Champenoise), Espumante Extra-Brut Branco (Charmat e Champenoise), Espumante Nature Branco (Charmat e Champenoise), Espumante Demi-Sec Branco Charmat, Espumante Demi-Sec Branco Champenoise, Branco Gewurztraminer, Branco Viognier, Tinto Teroldego, Tinto Sangiovese, Tinto Ancellotta, Tinto Petit Verdot.

"Impressionante como conseguimos mais uma vez aferir a evolução qualitativa dos vinhos brasileiros, que começam a apresentar pontos importantes e até surpreendentes, como a diversidade de castas, a capacidade para guarda de alguns vinhos, novas regiões, como a Chapada Diamantina (BA), que estreou nesta GPVB 2019. Foi uma prova espetacular", enfatiza Sérgio Queiroz, jurado e diretor do Grupo BACO. 

Categorias avaliadas

1.Espumante Brut Branco Champenoise

2.Espumante Brut Branco Charmat

3.Espumante Brut Rosé Champenoise

4.Espumante Brut Rosé Charmat

5.Espumante Extra-Brut e Nature Rosé (Charmat e Champenoise)

6.Espumante Extra-Brut Branco (Charmat e Champenoise)

7.Espumante Nature Branco (Charmat e Champenoise)

8.Espumante Prosecco/Glera (Charmat e Champenoise)

9.Espumante Moscatel Branco

10.Espumante Demi-Sec Branco Charmat

11.Espumante Demi-Sec Branco Champenoise

12.Espumante Moscatel e Demi-Sec Rosé (Charmat e Champenoise)

13.Branco Chardonnay

14.Branco Sauvignon Blanc

15.Branco Gewurztraminer

16.Branco Riesling Itálico e Renano

17.Branco Moscato

18.Branco Viognier

19.Branco de Outras Castas e Cortes

20.Tinto Cabernet Sauvignon

21.Tinto Merlot

22.Tinto Tannat

23.Tinto Syrah

24.Tinto Pinot Noir

25.Tinto Cabernet Franc

26.Tinto Marselan

27.Tinto de Outras Castas

28.Tinto Cortes

29.Tinto Malbec

30.Tinto Touriga Nacional

31.Tinto Teroldego

32.Tinto Sangiovese

33.Tinto Tempranillo

34.Tinto Super Premium

35.Tinto Ancellotta

36.Tinto Petit Verdot

37.Rosé

38.Doces e Fortificados

39.Suco de Uva Integral Branco

40.Suco de Uva Integral Tinto

41.Bag in Box

Evolução da GPVB 

Edição

Amostras

Vinícolas

Categorias

2011 (1ª)

284

64

13

2018 (7ª)

916

117

31

2019 (8ª)

1072

122

40

Resultado e premiação

Nesta 8ª GPVB, a divulgação dos resultados será realizada de forma inédita por meio de transmissão ao vivo pelas redes sociais no dia 17 de junho, às 17h, com a presença de um grupo de críticos e especialistas. Os participantes e interessados em conhecer os grandes campeões e destaques deste ano poderão acompanhar a anúncio ao vivo pelas redes sociais do Grupo Baco (https://www.facebook.com/grupobacomultimidia e @grupobacomultimidia).

A cerimônia de entrega de medalhas e de certificados da 8ª GPVB acontecerá durante a Wine South América, a maior feira de vinhos profissional da América Latina, que será realizado de 25 a 27 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS).

O GPVB 2019 conta com o apoio institucional das seguintes entidades: Ibravin, SindiVinho, Aprovale, Wine South America (WSA), Vinhos de Altatitude (SC), Vinhovasf, Agavi, Apromontes, Vinhos da Campanha, ABS-RJ e Hotel Vila Galé.

Sobre o Grupo BACO

O Grupo BACO, idealizador e organizador da Grande Prova Vinhos do Brasil, é uma empresa de comunicação, consultoria e inteligência de mercado que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. É responsável pela edição da revista BACO, do Anuário Vinhos do Brasil, entre outros produtos editoriais, além de uma série de eventos no Brasil e no exterior. Destaque para o Rio Wine and Food Festival, que vem sendo realizado há seis anos na cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Rosângela Longhi | AdriSilva Agência de Conteúdo
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br