TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
6ª Mostra Sonora Brasil Sesc segue até domingo (18/08) em Porto Alegre
   
     
 


15/08/2019

6ª Mostra Sonora Brasil Sesc segue até domingo (18/08) em Porto Alegre
A programação é gratuita e destaca a presença da mulher na música brasileira

6ª edição da Mostra Sonora Brasil Sesc segue com uma programação gratuita em Porto Alegre até este domingo, 18 de agosto. Com o tema “Líricas femininas: a presença da mulher na música brasileira”, estão sendo oferecidas oficinas de música e espetáculos no Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665) a fim de difundir o trabalho de compositoras, intérpretes na história e contemporaneidade e valorizar o espaço da mulher na música brasileira. Os ingressos podem ser retirados antecipadamente no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sesc Centro.

Na sexta-feira, dia 16 de agosto, uma oficina sobre Iniciação à Percussão Através dos Ritmos Brasileiros será ministrada por Georgia Camara, às 15h, e à noite acontece o espetáculo Líricas Negras, que apresentará músicas relacionadas às tradições religiosas de matriz africana e obras que remetem aos elementos estéticos dessa cultura, relacionando a música de concerto com a popular. 

Já no sábado, 17 de agosto, pela manhã, haverá oficina de canto para proporcionar uma experiência de trocas de percepção e estética. Às 15h, ocorre um bate-papo sobre o mercado musical para mulheres com a participação de Badi Assad, Lucina, Ana Fridman, que irão dividir suas experiências e processos composicionais. A noite abordará a atualidade em Líricas Modernas. A estética próxima da música popular valoriza a experimentação e o uso de recursos expressivos inovadores, especialmente na voz. Para fechar a mostra em grande estilo no domingo, o espetáculo Líricas Sulinas ocorre às 18h e apresenta mulheres musicistas em uma linha temporal que rememora compositoras brasileiras e celebra o que há de novo no cenário gaúcho.

Sobre o Sonora Brasil Sesc - O Sonora Brasil Sesc chega a sua 22ª edição com números que justificam o título de maior projeto de circulação musical do País. Promovido pelo Sesc, já alcançou 750 mil pessoas, com 6.098 concertos, de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras. Ao todo, 431 músicos já se apresentaram no circuito, que a cada biênio aborda duas temáticas diferentes e promove a circulação dos artistas por todas as regiões brasileiras. Em 2019, o tema “Líricas Femininas – A presença da mulher na música brasileira” circulará pelo RS com quatro grupos Líricas Negras, Líricas Transcendentes, Líricas Históricas e Líricas Modernas. O tema “Líricas Femininas” busca dar visibilidade à produção das mulheres, que por muito tempo foi pouco reconhecida. Ao todo serão 14 artistas, compositoras e intérpretes que apresentarão ao público em quatro circuitos os programas compostos exclusivamente por obras de compositoras e letristas brasileiras reunidas especialmente para o Sonora Brasil. 

6ª Mostra Sonora Brasil Sesc em Porto Alegre 

Período: 14 a 18 de agosto de 2019

Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665 - Porto Alegre)

Ingressos: Todas as apresentações têm entrada franca, mediante retirada antecipada de ingressos no SAC do Sesc Centro

Inscrições para oficinas e demais informações: e-mail culturacentro@sesc-rs.com.br ou telefone (51) 3284-2071

Classificação: Livre 

16/08/19 (Sexta-feira)

15h – Oficina Iniciação à Percussão Através dos Ritmos Brasileiros

Busca introduzir técnica e musicalmente os instrumentos de percussão através de sua prática em ritmos brasileiros. Durante o processo serão abordadas noções de timbre, pulso e subdivisão. Os padrões rítmicos realizados pelos instrumentos serão apresentados, executados pelo participante, e sugere-se que haja troca de instrumento entre os presentes, para que se amplie a noção sobre o universo dos instrumentos de percussão, e para melhor compreensão de sua composição em naipe, tão característica das diversas manifestações populares brasileiras. Entre os possíveis estilos a serem trabalhados estão o Choro, o Samba, o Jongo, o Baião, entre outros

Ministrante: Georgia Camara

Duração: 2h30

Público-alvo: interessados em percussão e música brasileira, a partir de 10 anos

Requisitos: experiência musical com instrumentos percussivos. *Pede-se que o participante compareça com ao menos 1 (um) instrumento, preferencialmente pandeiro, tamborim, triângulo, agogô, ganzá, caixa, reco-reco, tambores como surdo, zabumba ou bombo, atabaque, caxixi, berimbau

Vagas: 30

19h – Espetáculo Líricas Negras

Apresenta repertório de músicas relacionadas às tradições religiosas de matriz africana e obras que remetam aos elementos estéticos da cultura africana, somando vozes de resistência a elementos percussivos. Mas também traz obras de compositoras negras que exploraram outras abordagens, em contextos que se relacionam com a música de concerto e com a música popular.

Integrantes: Georgia Camara (RJ) vibrafone e percussão, Vanessa Melo (BA) voz e clarinete, Rosa Reis (MA) voz e caixa e Negravat (SP) voz e percussão 

*Participação especial Negra Jaque (RS)

Duração: 60min

17/08/19 (Sábado)

9h– Oficina De Canto Popular

Através de exercícios práticos, possibilitará aos participantes um contato mais intenso com a voz, o corpo e o cantar, tendo como foco a realização coletiva, mas, destacando a atuação individual como base desse processo. Estimular as trocas criativas, a percepção musical e estética como bases desse fazer musical.

Ministrante: Regina Machado

Duração: 4h

Público-alvo: pessoas que possuem relação com a prática do canto popular.

Requisitos: sem pré-requisitos

Vagas: 30 

15h – Mesa: Sonora Diálogos - Experiências, processos composicionais e mercado na música para mulheres

Participantes da mesa: Badi Assad, Lucina, Ana Fridman

Mediação: Clarissa Ferreira 

19h – Espetáculo Líricas Modernas

Aborda repertórios da atualidade, com estética mais próxima da música popular, porém ricos em elementos que os distinguem de obras consagradas nos meios de difusão, valorizando a experimentação e o uso de recursos expressivos inovadores, especialmente na voz

Integrantes: Lucina (MT) voz, violão e tambor, Badi Assad (SP) voz, violão e kalimba e Regina Machado (SP) voz e violão. Participação especial Elinka Matusiak (RS).

Duração: 60min 

18/08/19 (Domingo)

18h – Espetáculo Líricas Sulinas

Apresenta mulheres musicistas em uma linha temporal que rememora compositoras brasileiras e celebra o que há de mais novo no cenário da música gaúcha. No palco com direção musical de Ana Fridman e Clarissa Ferreira estarão reunidas compositoras e instrumentistas em sonoridade e formação camerística

Integrantes: Ana Fridman (direção musical), Clarissa Ferreira (voz e violino), Jéssica Berdet (voz e violão), Thaís Nascimento (violão), Nina Nicolaiewski (voz), Giovanna Mottinni (voz), Júlia Pezzi (contrabaixo), Samara Moraes (violoncelo), Gabriela Vilanova (viola), Victoria Gauto (clarinete)

Duração: 60min 

*Antes de todas as apresentações acontecerão intervenções poéticas do grupo Mina de Rima

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Ricardo Ferreira


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br