TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Educação de Canoas é exemplo para cidades do Rio Grande do Sul
   
     
 


03/09/2019

Educação de Canoas é exemplo para cidades do Rio Grande do Sul
A vice-prefeita, Gisele Uequed, apresentou ao prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, as ações de inovação pedagógica implementadas no município

A Prefeitura de Canoas tem avançado nas ações para garantir o ensino de qualidade das escolas públicas do município. Prova disso são as inúmeras obras de melhorias já realizadas em 80% das instituições de ensino e o aperfeiçoamento pedagógico realizado por meio de diversos projetos inovadores. Entre eles, o Google for Education, plataforma da gigante da tecnologia que chega para oferecer novas possibilidades de ensino para mais de 28 mil alunos, de todas as escolas de ensino fundamental do município.

A iniciativa se tornou exemplo para outras cidades do Rio Grande do Sul, que estão buscando a Prefeitura de Canoas para compreender o processo de implementação da plataforma. Nessa segunda-feira (2), a vice-prefeita de Canoas, Gisele Uequed, junto com a secretária da Educação (SME), Neka Freitas, e com o Time Google, recebeu o prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, e o secretário da Educação, Mauro Antônio Heinen.

Na ocasião, Gisele explicou sobre as ações pedagógicas inovadoras das escolas e a forma pela qual a Prefeitura de Canoas está implementando o Google for Education. “É importante lembrar que a plataforma possibilitará que as escolas acompanhem a revolução cultural pela qual passa a sociedade. Então, é essencial que a iniciativa se propague para outras cidades. A  introdução da ferramenta vai oportunizar aos professores a ampliação de seus métodos de ensino e, aos alunos, um aprendizado amplo e conectado com as demandas do futuro”, ressalta a vice-prefeita.

Já o prefeito de Santa Clara do Sul destacou que compreender a experiência de Canoas será fundamental para a implementação do Google for Education no município. “Embora nossa cidade seja muito menor, precisamos entender toda a complexidade que envolve a iniciativa, como questões de infraestrutura, capacitação e sensibilização dos professores, compra dos Chromebooks, dentre outros aspectos”, comenta Kohlrausch.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, salienta que o município está à disposição de outras cidades para apresentar boas práticas que o município vem desenvolvendo. “A iniciativa vai levar a tecnologia para dentro da sala de aula, o que é essencial para o nosso século e para as demandas da nossa sociedade. É mais um exemplo do nosso compromisso com a excelência da educação pública de Canoas”, afirma Busato.

Google for Education

Os benefícios do Google for Education são inúmeros: os alunos terão maior autonomia na construção do seu conhecimento, com recursos que facilitam a aprendizagem, e terão a oportunidade de ampliar suas possibilidades de pesquisa e criação, em um ambiente colaborativo e em contato com diversos conteúdos a qualquer momento e em qualquer lugar. Os professores terão acesso a todos os conteúdos do universo Google, que deixarão as aulas mais dinâmicas; poderão guardar todo seu material de forma segura em um espaço ilimitado; e ainda terão a possibilidade de compartilhar materiais e experiências com professores de qualquer lugar do mundo.

A Prefeitura de Canoas adquiriu 1570 Chromebooks, computadores que darão o acesso às ferramentas Google. Cada uma das 44 escolas de ensino fundamental receberá, inicialmente, um carrinho móvel com 35 unidades para o uso dos alunos em sala de aula. Estes computadores foram projetados especificamente para serem usados em escolas, pois são compartilháveis, têm bateria com longa duração, não pegam vírus, são ultra resistentes e não têm nenhum valor comercial, uma vez que são inutilizáveis longe da escola, caso sejam roubados.  

Todos os alunos e professores terão sua própria conta de e-mail, a fim de que tenham acesso às ferramentas e ao ambiente digital de ensino, que se assemelha às plataformas das universidades. Com a parceria, a Google disponibilizará ainda espaço ilimitado em nuvem virtual, onde os alunos poderão acessar as aulas e o conteúdo mesmo depois de sair da escola. 

Fonte: Secretaria das Relações Institucionais e Comunicação
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Derli Colomo Jr / Prefeitura de Canoas


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br