TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Empreendedorismo infantil
   
     
 


08/10/2019

Empreendedorismo infantil
Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre revela que 76,2% dos pais sentem falta de produtos no mercado que estimulem o empreendedorismo infantil

Entidade realizou estudo para entender a tendência de empreender na infância e como isso pode ser melhor aproveitado pelos lojistas.

Comprometidas e bastante preocupadas com questões sociais e ambientais, as crianças de hoje tendem a usar a criatividade e o instinto empreendedor para mudar as suas realidades desde cedo. Segundo estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, estimular o empreendedorismo desde a infância é uma forma de incentivar a autonomia e a realização e, portanto, é um assunto que 72,6% dos pais da Capital gostariam que fosse abordado na escola. O material, lançado em formato de e-book nesta terça-feira, 08, traz depoimentos de pedagogos e de pais de Porto Alegre sobre empreendedorismo infantil, além de dados e informações de estudos e pesquisas, como uma realizada pela Entidade com 462 pessoas.

De acordo com a pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, 94,4% dos pais entrevistados acreditam que ensinar sobre empreendedorismo trará um futuro melhor para os seus filhos. Para eles, o assunto é considerado importante porque promove a criatividade, desperta a responsabilidade, ensina a lidar com o dinheiro, mostra como se comportar diante das frustrações e incentiva a organização nas crianças.

O tema pode ser explorado por lojistas que desejam aproveitar novas oportunidades de mercado para lançar produtos e serviços, já que 76,2% dos pais sentem falta de artigos que estimulem o empreendedorismo na infância. O desafio, segundo educadores, é despertar o interesse das crianças, que passam conectadas o tempo todo. Jogos de estratégia, de construção e brinquedos artesanais feitos com materiais reciclados são boas opções, pois permitem o estímulo à criatividade e à imaginação.

Como dicas para os lojistas, o e-book aborda a criação de programas de fidelidade pelas lojas, o recolhimento de brinquedos antigos e a aplicação de pesquisas de satisfação com os pequenos. Implementar essas três iniciativas promove o consumo por meio da troca de aquisição de produtos ou da doação de itens usados por desconto em novos brinquedos e também ajuda na construção da marca em cima da opinião dos pequenos clientes.

Disponível no site do Sindilojas Porto Alegre, o e-book traz ainda exemplos de miniempreendedores que inspiram, além de livros e iniciativas já existentes no varejo que incentivam as crianças a empreender. 

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas no setor, qualificação profissional e oferece uma série de serviços voltados aos lojistas, como a cursos de qualificação, missões empresariais, plataforma de empregos, convênios, a Feira Brasileira do Varejo e muito mais.

Fonte: Imprensa Sindilojas Porto Alegre
Autor: Mariana Lubke - Analista de Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br