TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Dia do Desafio: veja dicas de como fazer exercícios em casa com segurança
   
     
 


22/05/2020

Dia do Desafio: veja dicas de como fazer exercícios em casa com segurança
No dia 27 de maio, Sesc/RS terá programação especial para que todos pratiquem pelo menos 15 minutos de atividade física sem sair de casa

O Dia do Desafio deste ano será mais do que especial. Além de estimular a prática de exercícios em um momento em que é ainda mais necessário cuidar da saúde física e mental, essa será a primeira vez que o evento será realizado de forma virtual. Com uma programação de lives na página www.facebook.com.br/sescrs no dia 27 de maio, o Sesc/RS quer incentivar as pessoas a se mexerem por pelo menos 15 minutos em casa ou no trabalho.

Quem pretende aderir à campanha ou até inserir a atividade física em sua rotina diária durante o isolamento, deve tomar alguns cuidados para se preservar de lesões. “Sempre que possível, deve-se buscar a orientação de um profissional, para evitar problemas no futuro. O mais importante para quem está começando é não fazer exercícios para os quais o corpo não está preparado e respeitar os limites. Pessoas que não estão acostumadas a se exercitar, devem evitar ficar ofegantes, com falta de ar, e devem começar por atividades menos complexas, que envolvam menos gasto de energia, até conseguir adquirir mais resistência e passar para exercícios mais complexos”, explica o educador físico do Sesc Viamão, Lucas Camargo.

Lucas ainda ressalta que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física para que uma pessoa deixe de ser sedentária. Portanto, com 30 minutos de exercícios em cinco dias da semana, uma pessoa já passa a ser considerada fisicamente ativa. Então, quem está começando a se mexer agora, pode iniciar essas marcas para não exagerar no esforço.

Pessoas que têm algum problema de saúde também devem estar atentas a alguns pontos na hora de se exercitar em casa. Quem tem problemas nas articulações, por exemplo, deve evitar atividades como agachamento, que coloca muita carga no joelho. “Nesse caso, é preciso adaptar o treino. Pode-se fazer o senta e levanta, que simula o movimento e preserva a articulação”, observa Lucas. Pessoas com problemas cardiorrespiratórios devem evitar atividades extenuantes, para não forçar demais o coração e os pulmões. “Para ser eficiente, um exercício não precisa ser pesado. O simples fato de se mexer já ajuda no combate ao sedentarismo e aumenta a imunidade”, destaca. 

Preparar o ambiente é outro ponto importante a se observar. Afastar objetos pontiagudos e com quinas e deixar as janelas abertas para manter o local com uma boa circulação de ar são pontos a serem observados. “O lugar escolhido não precisa ser muito espaçoso, é possível treinar em um ambiente pequeno. Porém é preciso liberar o espaço, para não limitar os movimentos”, destaca Lucas. O profissional explica que também não é preciso ter nenhum material profissional para realizar as atividades: “Tudo se pode adaptar. Um cobertor que não se usa mais ou uma toalha mais grossa podem fazer o papel do colchonete, de proteger as costas e joelhos de machucados”.

Mais orientações:

- Fazer alongamento antes e depois dos exercícios

- Balançar pernas e braços antes da atividade para aquecê-los

- Respeitar o tempo de descanso entre as séries. A pausa tem que ser suficiente para a pessoa se sentir bem e tornar o treino agradável.

- Evitar esforço desnecessário e exercícios para os quais o corpo não está preparado. Respeite os seus limites

- Não esqueça de se hidratar

- Não faça exercícios em jejum. Para evitar passar mal durante as atividades, tente comer uma hora antes

- Convide a família para fazer exercícios. Além de ser um incentivo à mudança para uma vida mais saudável, vocês podem se divertir bastante juntos  

Dia do Desafio - Sesc/RS

LIVES NO FACEBOOK

Data: 27 de maio

Como acompanhar: na página www.facebook.com.br/sescrs 

DESAFIO VOCÊ + 5

A proposta é que as pessoas gravem um vídeo fazendo alguma atividade física, postem em suas redes sociais, usando as hashtags #DDDonline e #DiadoDesafio2020, e convidem cinco amigos a fazerem o mesmo. Cada pessoa desafiada deve convidar mais cinco pessoas a entrar na corrente e assim por diante.

DESAFIO SOLIDÁRIO

O Dia do Desafio também convida a população a exercitar a solidariedade. Por meio do Desafio Solidário, serão arrecadados alimentos, roupas, materiais de higiene e limpeza para doação a instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social. As unidades Sesc de todo o Estado, além de escolas do Senac-RS, sindicatos filiados à Fecomércio-RS e parceiros locais serão pontos de coleta para esses itens. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação Sesc/RS


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br