TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Unidade de Saúde do Parque dos Maias também é beneficiada com o projeto Arquitetos Voluntários
   
     
 


31/07/2020

Unidade de Saúde do Parque dos Maias também é beneficiada com o projeto Arquitetos Voluntários
A unidade é responsável pela primeira triagem dos casos suspeitos da Covid-19 no bairro Rubem Berta

O coletivo Arquitetos Voluntários, que reúne mais de 70 profissionais, expandiu o seu projeto às unidades de saúde e de pronto atendimento da Capital gaúcha. Isso porque esses locais também são responsáveis por receber a população para diagnosticar casos de Covid-19. Diante disso, a comunidade do bairro Rubem Berta, que conta com uma unidade de saúde gerenciada pelo Grupo Hospitalar Conceição, a Unidade de Saúde Parque dos Maias - USPM, será uma das contempladas com a iniciativa. A unidade faz a primeira triagem dos casos suspeitos da Covid-19 nessa região, além de todo o atendimento do dia a dia da comunidade, consultas médicas, odontológicas, vacinas, etc.  

Segundo a arquiteta e coordenadora do projeto na USPM, Cynthia Garcia, internamente a atuação do coletivo será na área de atendimento aos casos com suspeita de Covid-19, estruturando divisórias e os espaços de paramentação e desparamentação da equipe. A  ação inicial do coletivo foi providenciar a ampliação da área de recepção dos pacientes que está sendo feita na parte externa, de forma a ter o devido distanciamento social e ventilação natural. 

Além disso, uma tenda estilo pirâmide ampliou em 50m2 a área de atendimento e agora está sendo preparado o piso e programação visual para orientação desse serviço. “As unidades básicas de saúde são muito importantes para as comunidades. E para nós, como arquitetos,  é muito gratificante poder ajudar nessa luta contra a Covid-19 e, principalmente, contribuir na duplicação de áreas onde eles precisam organizar e dividir pacientes evitando e diminuindo o risco de contaminação entre eles. É extremamente prazeroso fazer esse trabalho junto à população”, ressalta Cynthia. 

Para o desenvolvimento e execução desse projeto, a equipe conduzida por Cynthia é formada pelas arquitetas Ana Paula Mielke, Daniela Lomba, Lisiane Scardoelli, Gabriela Mottin, Mádia Santos Borges, Verônica Zanuzzi e o arquiteto Josué Michels. “Para esta ação, o trabalho em equipe, a partir da união de vários profissionais que não costumam atuar juntos, é uma maneira de fazer com que a nossa profissão seja vista como uma função extremamente importante para a nossa sociedade e, que, sim, podemos ser atuantes também”, conclui Cynthia.  

Esse movimento surgiu com a iniciativa da Grow, aceleradora de startups, que está puxando um Hackathon - evento para discutir ideias e desenvolver softwares a fim de criar soluções para problemas específicos - para o enfrentamento ao Covid-19.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Paola Cunha
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Reprodução/Divulgação Arquitetos Voluntários


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br