TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
O dia em que a Terra mudou
   
     
 


16/08/2020

O dia em que a Terra mudou
Artigo de Luis Soledade da Silva Professor de Informática

A história nos ensina que de tempos em tempos, vivemos momentos de transição onde velhos conhecimentos são substituídos por novos saberes. Estes momentos funcionam como motores que impulsionam nossa evolução moral, social e tecnológica. Um destes momentos de mudanças é comemorado dia 15 de agosto de cada ano. É o Dia da Informática! 

Tudo começou quando neste mesmo dia, em 1946, os cientistas John Eckert e John Mauchly apresentaram um dos primeiros computadores eletrônicos do mundo, batizado de o ENIAC – Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer ou, para nós, Analisador Integrador Numérico Eletrônico. Um trabalho que aconteceu em paralelo ao desenvolvido em 1939 pelos cientistas John Atanasoff e Clifford Berry, que resultou no ABC – Atanasoft-Berry Computer. 

De lá para cá a informática mudou muito, transformando o mundo e as pessoas ao seu redor, se fazendo presente nas várias áreas da nossa sociedade moderna. Hoje temos dispositivos e programas eletrônicos nos auxiliando na educação, na saúde, na segurança, na indústria, no campo e em muitos outros lugares. Vamos desde as fábricas automatizadas, passando por colheitadeiras computadorizadas, telemedicina, educação remota e redes sociais, indo até as roupas e casas inteligentes.

Na educação, nestes tempos novos de distanciamentos sociais, a informática confirmou sua vocação social e transformadora. Por ela escolas se mantiveram próximas dos seus alunos, refazendo caminhos e conceitos. Pela informática, reconstruindo a ideia que temos de presença, demonstrando que as dificuldades também são combustível para a superação e oportunidades para a transformação. Hoje temos em nosso dia a dia aulas ao vivo pela internet, discussões qualificadas de conteúdos nos fóruns virtuais, realizamos atividades pedagógicas on-line, em um exercício diário de abertura de caminhos por meio dos recursos digitais. 

A informática é uma criação humana tão jovem quanto é o espírito humano, ambos feitos de constante busca pela mudança com foco na superação. Estas poucas décadas de convívio com a nossa criação, nos credencia para voos maiores, mais ousados, com horizontes limitados apenas pela nossa capacidade de criar e inovar. O futuro nos aguarda! Vamos a ele!

Fonte: bianca@usinadenoticias.com.br
Autor: O autor
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br