TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
O papel do educador para um mercado de trabalho global
   
     
 


14/10/2020

O papel do educador para um mercado de trabalho global
No primeiro dia do Experience Senac 2020, evento 100% on-line e gratuito, a relevância do educador na formação de profissionais analíticos foi o destaque

Destaque para a diversidade e a importância de aprender a língua inglesa, o momento de transformação que estamos vivendo, a tecnologia no centro como ferramenta para o pensamento analítico e o educador como personagem principal para se alcançar um mercado de trabalho global. Este pode ser o resumo do primeiro diálogo do Senac Experience 2020 que teve como convidados o cônsul geral do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, Shane Christensen e o  cientista e pesquisador dos impactos dos dados na sociedade e nos negócios, Ricardo Cappra. Ambos abordaram, na noite dessa terça, dia 13 de outubro, os caminhos da "Educação para um mercado de trabalho global".

O cônsul avisou que não é especialista em educação, mas acredita que cada povo tem suas características e também diferenças e semelhanças com os demais. "O que os une deve ser uma educação de qualidade que significa cidadania, que cria bases sólidas para o futuro da humanidade, gera oportunidades iguais para todos. Qualidade em educação abre mentes para as diferenças e abraça o que temos em comum. E é através da educação de qualidade que se abre portas para um mercado de trabalho global", afirmou Shane que ainda destacou a importância do aprendizado da língua inglesa para que as oportunidades sejam aproveitadas. "Saber inglês e conhecer outras culturas é fundamental para se chegar ao mercado globalizado. Solidifica relações e derruba barreiras".

Cappra falou sobre a tecnologia da informação que está servindo de solução para tantas demandas depois que a pandemia girou a chave do dia para a noite. O cientista enfatizou que vivemos uma transformação digital acelerada e o que vai ficar de toda essa experiência é uma montanha de dados. Cappra acredita que a partir de agora teremos uma geração analítica ocupando o mundo. "Para aprender a cruzar informações e dados, conectar as pontas, filtrar o que é falso do que é verdadeiro e interagir com as ferramentas que a tecnologia oferece essa geração vai precisar, mais do que nunca, do educador. Este é o papel do educador nestes novos tempos: servir como um curador, dar a direção, os caminhos. Muito mais importante do que aquele que apenas transmite conhecimento".

O cientista apontou que as organizações estão acessando todas essas informações e dados em tempo real e usam isso como um acelerador para a tomada de decisões. "É o que o mercado exige: profissionais com maior poder analítico para a rápida tomada de decisões e readequação das estratégias, se necessário for. E é o educador quem vai dar os rumos para esses profissionais", definiu Cappra.

Shane e Cappra finalizaram dando algumas dicas para quem deseja ingressar no mercado de trabalho global. O cônsul falou sobre o Education USA, serviço do governo norte-americano que orienta sobre as universidades dos Estados Unidos e que podem ser um início de uma carreira internacional. A tecnologia da informação foi o que levou Cappra para o mercado global, mas segundo o pesquisador, atualmente qualquer  área pode abrir portas para o mundo globalizado. "Até mesmo as redes sociais podem conduzir para um diálogo e trabalho no exterior. Não crie barreiras que não existem", finalizou dando dicas de leitura: "Mais rápido e melhor", de Charles Duhigg e  "Fact Fulness" de Hans Rosling. 

Até o dia 16 de outubro, sempre às 19h, no canal do YouTube do Senac-RS, o Experience Senac 2020 apresentará um diálogo com a participação de dois expoentes dos temas centrais, que debaterão sobre os possíveis futuros para a educação. O tema será abordado em diversos contextos, que contemplam tópicos como mercado de trabalho, trabalho feminino, inovação e hibridismo na educação.

Mais informações e inscrições no site www.senacrs.com.br/experience. Confira abaixo a programação:  

14/10 (quarta-feira)  

Educação para o futuro do trabalho feminino  
Horário: 19h  
Palestrantes: Lisiane Lemos e Kelly Gusmão  

15/10 (quinta-feira) - Diálogo especial do Dia do Professor  

O futuro da educação é híbrido. Que desafios enfrentamos?  
Horário: 19h  
Palestrantes: Vera Cabral e Anna Beatriz Waehneldt  

16/10 (sexta-feira)  

Educação e Inovação  
Horário: 19h  
Palestrantes: Rodrigo Filgueira e Gustavo Reis   

Serviço:  
Evento: Experience Senac 2020  
Quando: de 13 a 16 de outubro  
Hora: 19h 
Onde: Youtube do Senac-RS (o evento será ao vivo e não ficará disponível depois da transmissão) 

Inscrições: gratuitas no www.senacrs.com.br/experience

Fonte: Assessoria de Imprensa do SENAC/RS
Autor: Maria Fernanda Moog - Usina de Notícias
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br