TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Lojistas de Porto Alegre indicam queda de 34% nas vendas da Black Friday
   
     
 


30/11/2020

Lojistas de Porto Alegre indicam queda de 34% nas vendas da Black Friday
Levantamento foi realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre

Uma das promoções mais aguardadas pelo comércio para a recuperação dos resultados do ano foi a Black Friday, realizada na última sexta-feira (27). Mas mesmo que o movimento tenha aumentado em relação aos demais dias, o setor se deparou com queda significativa nas vendas: em média de 34% em comparação com 2019. Mais da metade dos lojistas entrevistados, 58,6%, sentiram esse resultado, reflexo de um período de recessão econômica. Outros 32,9% afirmaram que as vendas se mantiveram semelhantes às do ano passado, e somente 5,7% tiveram aumento no faturamento. 

O ticket médio, no entanto, ficou em R$ 368, valor alto quando comparado a outras datas especiais deste ano, como Dia das Mães, com ticket médio de R$ 108, e Namorados, R$ 227. Roupas, calçados, eletrodomésticos e eletrônicos foram as categorias de produtos mais vendidos, com 65,7% dos pagamentos realizados no cartão de crédito, em parcelas. 

Black Friday ou Black Week? 

Muitas das lojas da Capital (52,9%) aproveitaram a data para estender a promoção para toda a semana, realizando, assim, uma Black Week. As ofertas começaram a ser disponibilizadas no final de semana anterior à Black Friday em 35,1% dos locais, e na segunda-feira (23) em 29,7% das lojas. Ainda assim, o dia que gerou melhores resultados foi a própria sexta-feira (27), para 45,9% dos lojistas ouvidos nesta pesquisa. 

Aqueles que apostaram na estratégia de Black Week a realizaram como forma de ampliar as vendas e também com o intuito de evitar aglomerações. 

Loja física ou online? 

Os varejistas de Porto Alegre também percebem o aumento do consumo online, tendência potencializada neste ano, quando o comércio ficou por quase quatro meses com as portas fechadas. 35,7% afirmaram que as vendas para a data ocorreram tanto na loja física quanto nos canais digitais. Entre os canais online que mais deram resultado, estiveram o WhatsApp, para 65,4% dos entrevistados, o site da loja, para 19,2%, Instagram, 11,5%, e app da loja, 3,8%. 

No entanto, a maior parte das vendas foi feita nas lojas físicas, para 62,9% dos lojistas ouvidos. Participaram da pesquisa lojistas de segmentos variados, com comércios localizados em diferentes pontos, como ruas, galerias, centros comerciais e shopping centers. 

Portal InspiraAção

Desde o início das restrições às atividades do comércio, o Sindilojas Porto Alegre mantém um espaço exclusivo para ajudar os lojistas a superarem a crise causada pela pandemia. O Portal InspiraAção reúne conteúdos especiais, soluções comerciais, decretos e informações importantes sobre o mercado que podem contribuir para o desenvolvimento dos negócios. A página, que já foi acessada por mais de 57 mil pessoas, é mais um canal de contato direto com a Entidade e suas ações para o varejo da Capital. Para saber mais, acesse www.sindilojaspoa.com.br/inspiraacao

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas sobre vendas, consumo, comportamento e tendências, atividades de qualificação profissional e ainda oferece uma série de serviços voltados aos lojistas, como cursos, missões empresariais, plataforma de empregos, convênios, a Feira Brasileira do Varejo e muito mais.

Fonte: Imprensa Sindilojas Porto Alegre
Autor: Mariana Lubke - Analista de Comunicação e Aloha Boeck Santos - Analista de Comunicação e Marketing
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br