TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Recesso escolar: Arte com recorte trabalha habilidades e imaginário infantil
   
     
 


25/01/2021

Recesso escolar: Arte com recorte trabalha habilidades e imaginário infantil
Sesc/RS ensina uma forma de trabalhar a criatividade dentro de casa

A arte estimula o imaginário e a criatividade das crianças e pode ser uma ótima opção de entretenimento no período de recesso escolar. Para incentivar esta atividade durante as férias, o analista de Arte e Educação do Sesc/RS Diewerson Nascimento propõe que as crianças reproduzam em casa uma técnica utilizada por artistas profissionais: o uso de recortes de jornais e revistas para a construção de novas imagens. De acordo com Nascimento, a habilidade de cortar uma figura e criar a partir dela ela é muito enriquecedora para o desenvolvimento da criança, por trabalhar a motricidade fina e instigar a ver as coisas por uma outra perspectiva. 

Diversos artistas contemporâneos têm buscado em seus trabalhos diferentes técnicas de composições manuais usando recortes. Jaque Pauletti, de Caxias do Sul, realizou em 2018 uma exposição chamada de “Sens | ações – Composições que descrevem o intangível”, na qual a maior parte de suas obras foram criadas com essa técnica. No mesmo ano, a coleção chamada de “Azul,” de Ricardo Migliorisi, nascido em Assunção no Paraguai, foi exposta no Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba. Nas obras, o artista usou imagens de vasos de porcelana para guiar seus traços, o que resultou em desenhos que representaram diferentes pessoas. 

Para levar as inspirações para dentro de casa, é preciso apenas ter revistas, jornais, pedaços de papéis coloridos, cola e tesoura. Retalhos de tecidos, fita adesiva ou crepe também podem ser usados para conferir diferentes texturas. “Ao exercitar o rasgo ou recorte de imagens a criança, além da motricidade fina, exercita um olhar atento às cores, texturas e formas. Desde o momento da escolha até a composição final, o material vai ganhando espaço no imaginário infantil, rendendo histórias e diferentes narrativas, pois as imagens também constroem um discurso”, explica Nascimento. A proposta é deixar os pequenos livres para criarem a partir de fotos ou ilustrações comuns, que podem receber um novo sentido a partir da arte. Confira abaixo o passo a passo da atividade.

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

Arte de recorte com crianças 

- O que vai precisar?

Revistas, jornais, retalhos de papéis coloridos e tecidos, fita adesiva ou crepe, cola e tesoura.

- Como fazer?

1. Passe o olhar sobre todas as imagens disponíveis. Depois desse primeiro passeio comece a selecionar as que mais te

interessam, vale rasgar com a mão mesmo ou recortar.

2. Experimente compor uma história ou relação entre algumas das imagens, sobrepondo-as, dobrando-as, de cabeça pra baixo. Atente a perceber o que as imagens lhe falam.

3. Depois de escolhida a composição que mais lhe agrada, fixe as imagens com cola ou fita adesiva no papel.

4. Se você elaborar mais de uma composição pense na curadoria, ou seja, em como essas produções poderiam ser organizadas: qual viria antes e qual depois? Para tanto, observe as cores e formatos do papel – busque uma conexão com as histórias que mobilizaram você a criar, isso pode ajudar a sua escolha.

5. Tire uma foto da produção e marque o Sesc da sua cidade nas redes sociais. Use também @sescrs e as #sescrs e #arteeducação.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação Sesc/RS


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br