TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Dia Mundial da Higienização das Mãos (05/05)
   
     
 


03/05/2021

Dia Mundial da Higienização das Mãos (05/05)
Além da Covid-19, hábito ajuda a prevenir diversas doenças. Enfermeira da Gerência de Saúde do Sesc/RS ensina a forma certa de realizar a lavagem

No último ano, um ato simples acabou virando uma das maiores armas contra a Covid-19. A higienização das mãos, que se tornou um hábito obrigatório no cotidiano, pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para reforçar a importância desta prática, o Dia Mundial de Higienização das Mãos é celebrado em 05 de maio. “Por ter muito contato com diversas superfícies e com o rosto, as mãos são a porta de entrada para várias doenças. Lavar as mãos é a principal forma de evitar a transmissão, e por isso deve ser um hábito frequente, mesmo depois que a pandemia passar”, alerta Manoella Moraes da Silva, enfermeira da Gerência de Saúde do Sesc/RS.

Além da Covid-19, a higienização das mãos pode evitar diversas enfermidades, como gripes, resfriados, conjuntivites, hepatite A, infecção por salmonella e distúrbios gastrointestinais. Para potencializar a prevenção, deve-se lavar as mãos sempre antes e depois de ter contato com alguma pessoa doente, antes de preparar a comida ou fazer as refeições e depois de assoar o nariz, tossir, espirrar, usar o banheiro, ter contato com animais, manusear lixo e sair de ambientes públicos. Quando se trata do coronavírus, o cuidado deve ser maior ainda: “Neste momento de pandemia, a higienização deve ser feita após o contato com qualquer superfície em local público ou com qualquer pessoa, pois o sabão consegue dissolver a cápsula de gordura que envolve o vírus e o álcool ajuda a destruir suas estruturas”, explica Manoella.

Os principais fatores a serem observados na hora de lavar as mãos são os produtos usados e a forma correta de fazer a higienização. “O ideal é que se lave sempre com água e sabão, que devem ter contato com toda a superfície da mão: palma, dorso, punho, embaixo das unhas e entre os dedos. A lavagem deve ser feita sempre sem acessórios como anéis ou relógios, friccionando por pelo menos 20 segundos e enxaguando em água corrente. Não se deve secar a mão na roupa, pois também é um ambiente contaminado. Caso não tenha acesso a um local com água e sabão, o correto é usar o álcool 70%, esfregando o produto em toda a mão até que ela fique seca. A cada 3 utilizações de álcool, busque fazer uma higienização com água e sabão”, ensina Manoella.

O incentivo à lavagem das mãos como um ato cotidiano de cuidado traz benefícios à saúde individual e coletiva, impactando na melhoria da qualidade de vida de todos. No atual cenário, a lavagem de mãos é de fundamental importância na perspectiva do autocuidado e do cuidado com o outro. 

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação Sesc/RS


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     



     
   
     
   
     
 

































 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

R. Dr. Flores, 263 - cj 1101
Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br