TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Alta carga tributária é tema no Dia da Liberdade de Impostos
   
     
 


27/05/2021

Alta carga tributária é tema no Dia da Liberdade de Impostos
Em 2021, no Brasil, trabalhou-se 146 dias somente para pagar tributos

A carga tributária brasileira alcançou 31,64% do Produto Interno Bruto no ano passado. Além disso, a maior base de tributação é o consumo, o que prejudica justamente as classes mais pobres. Como se não bastasse a carga elevada, o custo de arrecadação, em razão da burocracia, também é alto reduzindo a competitividade de empresas e a geração de novas oportunidades de emprego.  

Para manifestar insatisfação diante desse cenário e conscientizar o cidadão brasileiro contra a alta tributação que limita o poder de compra da população e prejudica o crescimento econômico é que foi criado o Dia da Liberdade de Impostos. A 17ª edição acontece nesta quinta-feira (27) em diversas cidades do país. No Rio Grande do Sul, data é celebrada pela Fecomércio-RS juntamente com Federasul, Fiergs, Sulpetro, Lide, Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e AJE que também assinam a campanha deste ano. Na ação, que ocorrerá através das redes sociais das entidades envolvidas, serão exibidas imagens com a diferença de valor de produtos com imposto e sem imposto. 

Para o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, o Dia de Liberdade de Impostos ajuda a aumentar a percepção do brasileiro sobre como as taxas são abusivas e injustas. “Segundo dados divulgados pela Receita Federal, foram levantados R$ 1,526 trilhão em impostos em 2020. Entretanto, o Brasil ocupa as últimas posições no índice de retorno condizente com os impostos que pagamos. Isso gera grandes consequências como guerra fiscal, privilégios, insegurança jurídica, e, consequentemente, um excessivo número de ações judiciais por parte das empresas. O Dia da Liberdade de Impostos chama atenção para esse problema”, afirma o dirigente. 

Para acompanhar em tempo real os impostos pagos no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Fecomércio-RS possui o Impostômetro, que além de ser localizado fisicamente em Porto Alegre, está disponível on-line pelo site fecomercio-rs.org.br/impostometro. Nas redes sociais da Fecomércio-RS será possível acompanhar a ação da entidade que marca o Dia da Liberdade de Impostos. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Fecomércio-RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br