TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Dia do desafio registrou mais de 872 mil visualizações em atividades virtuais e arrecadou doações
   
     
 


27/05/2021

Dia do desafio registrou mais de 872 mil visualizações em atividades virtuais e arrecadou doações
Nesta quarta-feira, 26/05, evento chamou atenção para a prática esportiva, além de promover a solidariedade

O Dia do Desafio, celebrado nesta quarta-feira, 26 de maio, registrou mais de 872 mil visualizações nas atividades virtuais realizadas em todo o Estado. O evento convidou os gaúchos a praticarem ao menos 15 minutos de exercícios e despertou o lado solidário da população. O Mesa Brasil recebeu mais de 6,3 mil litros de leite, principal foco da campanha de doações deste ano, que serão distribuídos para entidades sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Durante todo o dia, as Unidades Sesc e Senac e os sindicatos filiados à Fecomércio-RS em todo o Rio Grande do Sul receberam ainda agasalhos e alimentos não perecíveis que se somarão ao volume arrecadado nas campanhas solidárias já em andamento desde o início do mês. O evento teve apoio do Rissul.

Há 25 anos, o evento convida milhões de pessoas a se movimentarem em todo o continente americano. No Rio Grande do Sul, quem coordena a ação é o Sesc/RS, que adaptou as atividades às restrições da pandemia para promover a saúde e o bem-estar. “Sabemos que, especialmente nesse período, o exercício físico é essencial para manter o corpo e a mente nas melhores condições. Que essa data sirva de conscientização para levar esse desafio para todos os dias, não só na última quarta-feira de maio”, ressalta o diretor regional do Sesc e Senac-RS, José Paulo da Rosa. 

Atividades de Inclusão

Para mostrar que o esporte deve ser acessível a todos, foi montada uma estrutura no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), no Menino Deus, em Porto Alegre, em parceria com a Faders Acessibilidade e Inclusão e a Associação Esporte Mais. Um circuito ficou à disposição para que paratletas experimentassem diferentes modalidades, como basquete e tênis de mesa em cadeira de rodas, goalball, bocha paraolímpica e badminton.

Gabriel Alexandre Corso, 15 anos, pratica natação e, por ter um fêmur encurtado e não ter alguns dedos nas mãos, algumas atividades puderam ser vivenciadas por ele pela primeira vez apenas naquela tarde. “Eu nunca tinha jogado bocha, nem badminton. Fiz tudo o que tinha direito, mas eu adoro mesmo o ping-pong e o futebol”, contou ele, que encontra nos treinos motivação: “O esporte mudou minha vida, ele é capaz de mudar a visão que temos do mundo. A natação me deu tudo o que eu preciso para ser mais feliz: disposição, viagens e novos amigos”, explica Corso. 

Felipe Borges, 18 anos, também da natação, bateu uma bola com o Secretário Estadual de Esportes e Lazer, Danrlei de Deus. Com uma bola com guizo e com a ajuda dos profissionais da Associação Esporte Mais, para reproduzir sons próximos à goleira, ele fez gols no ex-goleiro do Grêmio. Usando uma máscara do seu time do coração, comemorou por ter jogado com um ídolo. A mãe dele, Eliane Rosa dos Santos, se emocionou ao ver a diversão do filho na quadra. “Ele tem uma força de vontade absurda e eu estou muito orgulhosa. O esporte ajudou muito ele a ter qualidade de vida, com mais autoestima, vontade de sair de casa e de fazer algo que ele se sinta bem. Hoje o choro é de alegria por ver ele assim”, celebra.

Esteira da Fama

Em Porto Alegre, Santana do Livramento, Rio Grande, Santa Maria, Montenegro, Pelotas, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul e Bento Gonçalves esteiras foram disponibilizadas para que convidados, alunos da academia e colaboradores praticassem exercícios. Na Capital, dois equipamentos foram colocados na entrada da sede da Fecomércio-RS, no bairro Anchieta, e receberam diversas personalidades durante o dia, entre eles o Secretário Estadual de Esportes e Lazer, Danrlei de Deus; o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Carlos de Oliveira Pereira “Kiko”; os atletas olímpicos Ketleyn Quadros, judoca, bronze nos jogos olímpicos de Pequim e primeira mulher a ganhar uma medalha em esportes individuais pelo Brasil, e Alex Pombo, judoca que participou dos jogos Rio 2016; a atleta do Grêmio Kika Brandino; o ex-atleta de Judô, João Derly, além de jornalistas, influenciadores e representantes de entidades esportivas. No local, eles puderam aproveitar também uma bicicleta ergométrica e o futmesa. Todos os materiais eram higienizados após cada uso e, para que não houvesse aglomerações, os horários foram agendados previamente. 

Atividades Virtuais

Com aulas on-line de treinamento funcional, alongamento, dança e ginástica, os gaúchos puderam participar da iniciativa sem sair de casa. Por outro lado, desafios de corrida, caminhada e ciclismo foram lançados para que os apaixonados por essas modalidades em Passo Fundo, Bagé e Montenegro pudessem cumprir uma quilometragem mínima em horário e local de sua escolha. As academias Sesc também propuseram atividades diferentes para seus alunos para marcar a data, assim como empresas convidaram seus colaboradores, escolas motivaram seus estudantes e outros centros esportivos fizeram trabalhos com seus públicos nesse dia especial. No final da tarde, um bate-papo com o ex-líbero da Seleção Brasileira de Vôlei Serginho foi transmitido ao vivo no Facebook (www.facebook.com/sescrs) e Youtube Sesc/RS (www.youtube.com/sescrs). O conteúdo está disponível nas plataformas para quem ainda não conseguiu assistir. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação Sesc/RS


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br