TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Morre Heitor José Müller, um dos precursores da avicultura brasileira
   
     
 


08/06/2021

Morre Heitor José Müller, um dos precursores da avicultura brasileira
Empresário, que era um dos fundadores da Vibra e da Agrogen, estava internado no Hospital Moinhos de Vento desde o dia 17 de maio

O empresário Heitor José Müller morreu na manhã desta terça-feira (08), aos 81 anos, por insuficiência cardíaca. Ele estava internado desde o dia 17 de maio no Hospital Moinhos de Vento. Müller deixa a esposa, Nilsa, os filhos Gilberto, Gerson e Jaqueline e seis netos.

Natural de Tupandi, antigo distrito de Montenegro, Heitor Müller era técnico em Contabilidade e bacharel em Direito. Porém, foi na avicultura que ele construiu uma trajetória de sucesso, sendo um dos precursores do setor no Estado e no Brasil. Na década de 70, ele e os sócios Affonso Wallauer (falecido), Flávio Sergio Wallauer, Carlos Wallauer, Astor Wallauer e Enor Müller (falecido) fundaram a Frangosul.

Em razão da prosperidade e projeção da Frangosul, a empresa despertou o interesse do grupo francês Doux, que adquiriu a Frangosul, em 1998. Müller e os sócios continuaram atuando na multiplicação genética, por meio da Agrogen. Em 2009, eles retomaram a produção e comercialização de carne de frango, fundando a Vibra, que possui operações no Rio Grande do Sul e em outros estados brasileiros.

A prosperidade nos negócios, em grande parte, se deve à bem-sucedida parceria com o sócio Flávio Sérgio Wallauer. Os perfis se completavam: enquanto Heitor desempenhava funções administrativas e de relações institucionais, Flávio liderava as estratégias comercial e financeira das empresas.

“O Heitor era alguém que tinha um apreço especial pelas pessoas e tratava a todos muito bem. Nos negócios, era muito dedicado. Dizia sempre que cada um precisava fazer a sua parte para não sobrecarregar o outro. Foi um líder, que soube trabalhar sua personalidade carismática para o fortalecimento do negócio, com responsabilidade social”, destaca Wallauer, que atualmente preside o Conselho de Administração da Vibra — do qual Heitor era vice-presidente até 2019.

Heitor Müller também era acionista da Fundimisa, empresa de Santo Ângelo que é a maior fundição de ferro do Estado e uma das maiores do país.

Em paralelo às atividades empresariais, Müller presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) por dois mandatos, entre 2011 e 2017. A gestão de uma das entidades mais influentes do Estado teve dois períodos bem distintos. O primeiro mandato foi em meio ao crescimento da economia. O segundo ocorreu durante uma das maiores recessões da história do país.  

Mesmo em tempos de crise, o plano de investimentos do Sesi, do Senai e do Instituto Euvaldo Lodi — todos ligados à presidência da Fiergs — teve continuidade. No IEL, o principal legado foi a adequação da educação executiva com cursos mais efetivos, a custo menor. No Sesi, foram implantadas escolas de Ensino Médio que até hoje são referência nacional em educação. Por meio do Senai, foram erguidos dois Institutos de Inovação e seis de Tecnologia.

Heitor Müller também foi presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e da extinta União Brasileira de Avicultura (UBA) — atual Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Os atos fúnebres serão realizados em Montenegro, na Capela Mortuária São João.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Gabriela Alcântara Braz
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br