TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Dia da Liberdade de Imprensa: a resiliência de informar no Brasil
   
     
 


08/06/2021

Dia da Liberdade de Imprensa: a resiliência de informar no Brasil
Artigo de Guliver Leão Presidente da Fenaert - Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão

No dia 07 de junho é celebrado o Dia da Liberdade de Imprensa no Brasil. Nesse dia, se reafirma o compromisso ético de veículos e profissionais de imprensa com a verdade. A liberdade de imprensa pressupõe a garantia de informações em meios de comunicação sem que haja qualquer tipo de censura ou interferência do estado.

O papel da imprensa se faz cada vez mais crucial na sociedade, em um momento que notícias falsas se confundem com a verdade dos fatos. O jornalismo é um pilar fundamental da democracia, pois um não existe sem o outro. No último ano, pudemos acompanhar a importância dos profissionais dessa área em todo o Brasil. Vimos grandes jornais e emissoras se unirem em um consórcio de veículos para informar corretamente os brasileiros sobre dados relacionados à Covid-19 no país. Em mais de um ano de pandemia a imprensa vem, diariamente, informando e orientando os brasileiros.

A imprensa tem ainda um papel de supervisão. É a partir da checagem dos fatos que a população toma conhecimento de pautas políticas e muitas vezes através de reportagens que consegue acompanhar o que acontece de mais importante no Brasil e no mundo.

Mas a liberdade de imprensa precisa ser respeitada e garantida por governantes e pela população. Ainda há um longo caminho a ser percorrido acerca da valorização e segurança dos profissionais, para que possam executar suas funções sem que sofram violência ou represálias.

O Brasil, por diversos momentos da história, teve sua imprensa atacada e censurada. A Fenaert atua para que momentos como esse não voltem a se repetir e para a autonomia na atuação dos profissionais. Os maiores beneficiados por uma imprensa livre são os cidadãos, pois é dessa forma que podem exercer o livre arbítrio e o direito de escolha.

Fonte: Camejo Soluções em Comunicação
Autor: O autor
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br