TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Mais da metade dos porto-alegrenses pesquisados utilizam apps de relacionamento
   
     
 


11/06/2021

Mais da metade dos porto-alegrenses pesquisados utilizam apps de relacionamento
Revela Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre

Entidade lança e-book com dados sobre o uso dos apps e das vídeochamadas para a busca por companheiros em seu novo e-book

Aplicativos de relacionamento acabaram sendo a alternativa para driblar a solidão ocasionada pela pandemia, segundo estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, especial de Dia dos Namorados. Ao todo, no mundo, 6,2 milhões de pessoas utilizam um dos principais apps de paquera, o Tinder, conforme sondagem da CNN Brasil.

Muitas dessas ferramentas passaram a oferecer chamadas de vídeo como alternativa para que as pessoas possam se ver em tempos de distanciamento. No novo e-book lançado pela Entidade, “Amor em um clique: as mudanças na busca por relacionamento a partir de contatos visuais”, é possível compreender que o uso de chamadas de vídeo para conhecer paqueras é uma tendência que chegou para ficar.

Como prova dessa afirmação, o material cita, por exemplo, uma pesquisa realizada pela Consumidor Moderno, que diz que quase metade dos usuários de apps conversaram por vídeochamada durante a pandemia. Conforme o mesmo estudo, 40% deles pretendem seguir utilizando esse recurso para conhecer pessoas mesmo depois das restrições.

Algumas marcas do varejo retrataram esse novo formato de se relacionar em suas mais recentes campanhas para o Dia dos Namorados, as quais são citadas no material. A Natura mostrou os diferentes tipos de beijo: beijo GIF, beijo EAD e beijo Sextou. A Lojas Renner também abordou os relacionamentos online em sua campanha para a data, falando sobre diversidade e amor na terceira idade, incentivando seus consumidores a utilizarem a hashtag #compartilheamor. Os vídeos lançados pelas marcas podem ser conferidos diretamente no e-book.

Os porto-alegrenses e o relacionamento online

Para compor o material, o Núcleo do Pesquisa entrevistou, ainda, uma amostra representativa da população da Capital e descobriu que mais da metade das pessoas, 59,8%, utiliza algum app de relacionamento no atual momento. Por meio da entrevista, descobriu-se que a grande maioria desse grupo, 88,5%, já utilizava antes da pandemia. Dos demais, que não utilizam, 78% afirmaram conhecer algum paquera por meio de conhecidos, 14,6% frequentando bares e festas e 7,3% preferiram contatar antigos parceiros.

Em Porto Alegre, o estudo identificou que 73,8% utilizam chamadas de vídeo em apps de relacionamento para se comunicar com o “crush”. E em relação ao comportamento dos solteiros, a pesquisa revelou que 49,1% passaram a valorizar mais o conteúdo das conversas do que a aparência física após o início da pandemia, e quase metade das pessoas, 45%, disseram dar mais valor aos encontros físicos agora. Confira abaixo outros dados obtidos pelo levantamento:

  • 31,7% dos solteiros da Capital disseram que antes da pandemia o principal interesse era o contato físico e, após, passaram a dar mais valor para as afinidades;
  • 34% seguem o contato com o paquera se acham a pessoa segura em relação à pandemia para ter um contato físico nos tempos atuais;
  • 41,4% acham que após a pandemia suas conversas em apps e WhatsApp são mais abertas para falar de sentimentos;
  • 23,8% disseram que pretendem seguir utilizando chamadas de vídeo após a pandemia;
  • 27,8% afirmaram que buscam mais por companhia para conversar do que parceiros para se relacionar sexualmente;

Sobre desejos e planos dos solteiros de Porto Alegre pós-pandemia:

  • 65,7% pretendem se reunir com amigos e familiares;
  • 60,8% deverão viajar;
  • 50% querem participar de encontros ao ar livre;
  • 48% desejam frequentar teatro, cinema, shows e museus

O Núcleo de Pesquisa resumiu, ainda, em uma nuvem de palavras, como os porto-alegrenses acreditam que serão os relacionamentos amorosos quando a pandemia passar. Palavras como iguais, sinceros, melhores e intensos se destacaram.

Dicas para os lojistas

Após as reflexões e os dados mencionados, o e-book traz algumas dicas para que os varejistas da Capital despertem a atenção dos usuários de apps de relacionamento nas redes sociais, com o objetivo de atraí-los para as compras de Dia dos Namorados. Apostar em parcerias com outras marcas é uma das formas para isso.

O e-book completo estará disponível para acesso e download gratuito no site do Sindilojas Porto Alegre nesta sexta-feira, 11. Acesse www.sindilojaspoa.com.br e confira.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 20 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas sobre vendas, consumo, comportamento e tendências, atividades de qualificação profissional e ainda oferece uma série de serviços voltados aos lojistas, como cursos, missões empresariais, plataforma de empregos, convênios, a Feira Brasileira do Varejo e muito mais.

Fonte: Imprensa Sindilojas Porto Alegre
Autor: Mariana Lubke - Analista de Comunicação e Aloha Boeck Santos - Analista de Comunicação e Marketing
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br