TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Violência Contra Idoso é temática de atividades promovidas pelo Sesc/RS em junho
   
     
 


14/06/2021

Violência Contra Idoso é temática de atividades promovidas pelo Sesc/RS em junho
Eventos ocorrem virtualmente e inscrições são gratuitas

A negligência, abusos psicológicos, financeiros e econômicos estão entre os tipos de violência mais praticados contra as pessoas da terceira idade, de acordo com dados do Disque 100 de 2020. Para alertar sobre essa temática, 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Neste dia, o Sesc/RS promove um seminário estadual on-line sobre “Violência Financeira Contra as Pessoas Idosas a as Fake News”. O evento é gratuito e as inscrições, que são limitadas, podem ser feitas pelo site https://abre.ai/seminarioviolenciaidoso. A transmissão será feita das 14h30 às 16h30 pela plataforma Google Meet link https://cutt.ly/UnhNl3E. O evento é uma parceria do Sesc/RS com o Conselho Estadual do Idoso.

Entre as violações enfrentadas por esse público estão a negligência, quando deixam de ser oferecidos cuidados básicos de higiene, saúde, medicamentos ou proteção contra o frio ou calor. Logo em seguida vem o abandono, considerado pela ausência ou omissão de familiares ou responsáveis. A violência física também está presente para parte da população idosa, quando a força é utilizada para que eles façam o que o agressor deseja, o que pode ser uma simples atividade do dia ou até mesmo uma relação sexual. Já os abusos psicológico ou emocional são os mais sutis, com atitudes que prejudicam a autoestima e o bem-estar. Por fim, a questão financeira e material também é um risco quando há a exploração imprópria ou ilegal dos recursos do idoso. 

Ao longo do mês, algumas atividades dos grupos do Programa Sesc Maturidade Ativa chamarão atenção para o tema com informações de alerta às situações do cotidiano e consigam identificar possíveis abusos. As iniciativas têm como objetivo garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza. Para isso, é preciso trabalhar na prevenção da violência, na identificação e no encaminhamento correto de casos, quando necessário.

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha.Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

Semana Estadual de Enfrentamento à Violência Contra Pessoa Idosa

15/06 (terça-feira)

Seminário Estadual “Violência Financeira Contra as Pessoas Idosas e as Fake News”

Horário: das 14h30 às 16h30

Inscrições limitadas.

Inscrições: https://sescnet.sesc-rs.com.br/producao/sescnet/hcercursoinscricao.aspx?3

Plataforma para assistir: https://cutt.ly/UnhNl3E

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: iStock


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br