TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Programa de doação de sangue da Unimed Porto Alegre já beneficiou mais de duas mil pessoas
   
     
 


25/11/2021

Programa de doação de sangue da Unimed Porto Alegre já beneficiou mais de duas mil pessoas
Corrente da Vida reforça a importância do ato entre os colaboradores da cooperativa

O dia 25 de novembro é marcado pelo Dia Nacional do Doador de Sangue. Para reforçar a importância do ato, a Unimed Porto Alegre, desde 2015, possui entre suas iniciativas o Corrente da Vida, que incentiva a doação de sangue entre os colaboradores. O programa estimula a prática do ato sistematicamente para garantir a manutenção dos estoques em níveis satisfatórios para o atendimento à sociedade. 

Integrante das ações de Política de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Unimed Porto Alegre, a ação conta com aproximadamente 300 colaboradores, que promoveram 678 doações voluntárias e beneficiaram cerca de 2.712 pessoas desde o seu início. Para o gerente executivo de Relações Institucionais, Gerson Silva, o Corrente da Vida é muito mais que um programa de doação de sangue, mas um ato de amor à vida. “Essa iniciativa está alinhada ao propósito da Unimed Porto Alegre, que é fazer a diferença no cuidar das pessoas”, afirma. 

Segundo o Ministério da Saúde, houve uma queda de 20% nas doações de sangue no país e, entre os motivos para tal, está a pandemia da Covid-19. Para ser um doador é preciso estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50 quilos e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12h antes da doação. Ainda segundo o órgão, alguns cuidados devem ser tomados antes e depois da prática:

Antes

·       Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

·       Pesar no mínimo 50 kg;

·       Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

·       Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;

·       Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

·       Apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial. (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista ou Carteira Profissional emitida por classe);

·       Para os menores de 18 anos, é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos;

·       A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Depois

·       Evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas;

·       Aumente a ingestão de líquidos;

·       Não fume por cerca de 2 horas;

·       Evite bebidas alcoólicas por 12 horas;

·       Mantenha o curativo no local da punção por, pelo menos, quatro horas;

·       Não dirija veículos de grande porte, não trabalhe em andaimes e não pratique paraquedismo ou mergulho;

·       Faça um pequeno lanche e hidrate-se. É importante que o doador continue se sentindo bem durante o dia em que efetuou a doação;

·       Manter o curativo no local da agulha por 4 horas no mínimo. Caso volte a sangrar, pressionar o local por 2-5 minutos e então trocar a curativo, que deverá permanecer por mais 4 horas.

·       Faça um pequeno lanche e hidrate-se. É importante que o doador continue se sentindo bem durante o dia em que efetuou a doação.

Fonte: Imprensa Unimed Porto Alegre
Autor: Juliana Freitas
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br