TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
9 em cada 10 consumidores compram online e 27% consideram os juros cobrados um “roubo”
   
     
 


11/08/2022

9 em cada 10 consumidores compram online e 27% consideram os juros cobrados um “roubo”
Dados da pesquisa realizada pela fintech Pagaleve

Estudo inédito apresentado pela startup mostra a relação dos consumidores com os meios de pagamentos e a percepção deles em relação aos juros.

Estudo feito pela Pagaleve, em parceria com o Instituto de Pesquisa Hello Research, aponta que 89% dos consumidores compram ao menos um produto por mês em uma loja virtual, 21% deles fazem de três a cinco compras mensais e 72% optam pelo parcelamento.

Outro dado interessante para o comércio brasileiro é que 31% das pessoas declararam que deixariam de comprar caso a loja não aceite o meio de pagamento preferido.

A pesquisa, que mostra a relação dos consumidores com os meios de pagamento, compras online e as taxas de juros cobradas pelos métodos tradicionais, analisou o comportamento de 360 pessoas de todas as cinco regiões do Brasil, com o objetivo de identificar o perfil destes usuários, seus hábitos e preferências.

O resultado já mostra que as pessoas estão mudando a forma de compra e de pagamento em suas aquisições. As entrevistas foram realizadas no período de 25 de maio a 6 de junho de 2022.

A percepção dos juros

Um dado observado no estudo realizado pela Pagaleve é que 60% dos brasileiros que utilizam o cartão de crédito já atrasaram ou pagaram parcialmente a fatura do cartão. Entre esse grupo, 13% não sabem qual a taxa de juros cobrada pela empresa de cartão e 36% têm a percepção que os juros são em torno de 5% a 10% ao mês.

41% dos entrevistados declararam ser contra os juros, 39% são neutros e apenas 14% consideram os juros como uma forma de viabilizar algumas compras. Por outro lado, 27% considera os juros como um “roubo” e 6% dizem não entender nada sobre o tema e que, por isso, não buscam saber a informação.

Vale observar que, em maio de 2022, a taxa de juros do cartão de crédito chegou a quase 14% ao mês, com projeção de 371% ao ano, de acordo com dados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC).

Sucesso do Pix

Após o lançamento do Pix, em 2020, a nova modalidade de pagamento caiu nas graças da população e virou sinônimo de facilidade e praticidade de pagamento. 40% dos entrevistados sinalizaram o Pix como principal meio de pagamento, e 31% o cartão de crédito.

Pix Parcelado

Durante o estudo, foi compartilhado com o grupo o conceito de Pix parcelado 4 vezes sem juros. Quando questionados sobre a atratividade desta forma de pagamento, 72% dos entrevistados declaram ter alta ou muito alta intenção de uso, resultados que mostram uma aceitação relevante à forma de pagamento que tem conquistado cada vez mais as pessoas, especialmente aquelas que não possuem ou não querem usar o cartão de crédito.

O atributo “praticidade” é visto como principal diferencial do Pix parcelado e razão de preferência desta forma de pagamento para 50% das pessoas na hora de fazer uma compra parcelada.

Análises globais dos perfis estudados

De acordo com artigo sobre hábitos veiculado no site Harvard Review, os Millennials ou Geração Y (1981 a 1999) representam um consumo de 600 milhões de dólares por ano e os Zoomers ou Geração Z (nascidos a partir dos anos 2000) têm um poder de compra que gira em torno de 7 trilhões de dólares, de acordo com estimativas do mercado mundial.

 

A Geração Y (Millenials) representa a maioria da população no mundo e, por consequência, aqueles que mais vão consumir. Essas pessoas gastam com cautela, sempre pesquisam bastante antes, pedem indicação a amigos e demoram mais para adquirir algo. Por um outro lado, pessoas da geração Z (Zoomers), que representa cerca de 40% dos consumidores globais, são as mais seguras e ambientadas no mundo virtual, compram com mais rapidez e são objetivas em suas escolhas.

Sobre a Pagaleve

Criada em maio de 2021, a Pagaleve é uma fintech brasileira que criou um meio de pagamento através do PIX parcelado - sem juros - oferecendo ainda mais possibilidade de compra para os consumidores que não utilizam o cartão de crédito. É o chamado “Buy now, pay later”, que foi batizado no Brasil de Parcelamento Inteligente.

A Pagaleve impacta significativamente a receita do varejista, com um impacto médio de 25 a 40% de aumento na taxa de conversão, e de 30% a 50% no ticket médio. E diferentemente dos cartões de crédito, a Pagaleve repassa ao varejista o valor total da compra já no dia seguinte, enquanto que os cartões repassam o valor depois de 30 dias. Além disso, a Pagaleve não cobra nenhum tipo de chargeback. 

Fonte: MALI Content
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Freepik


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br