TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Spalla assistente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre foi aluno do Festival Internacional Sesc
   
     
 


12/08/2022

Spalla assistente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre foi aluno do Festival Internacional Sesc
Inscrições para a 11ª edição, que acontece entre os dias 16 e 27 de janeiro, em Pelotas, foram prorrogadas até o dia 19 de agosto

Parte de uma família de músicos, o porto-alegrense Leonardo Mateus Bock acredita que já nasceu com o dom. Mais do que um hobby ou uma profissão, para ele, a música é como o ar, uma necessidade para sobreviver. Sete vezes aluno do Festival Internacional Sesc de Música, o jovem de 27 anos teve um crescimento exponencial desde que tocou violino pela primeira vez, aos cinco anos de idade. 

Violinista spalla da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (OTSP), spalla assistente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e membro da Sphaera Mundi Orquestra e Vortz Orquestra, Bock guarda com carinho tudo que aprendeu no Festival e destaca um acontecimento inesquecível. “Em 2013, tive a oportunidade de subir ao palco do Teatro Guarany como solista ao lado de grandes músicos. Dividi o solo do concerto duplo de Bach com Yang Liu e fomos dirigidos por Emmanuele Baldini, spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e maestro. Foi um momento de muito aprendizado e crescimento pessoal e artístico”, relembra ele. 

Crianças, jovens e adultos que, assim como Bock, querem viver a experiência do Festival Internacional Sesc de Música, têm uma nova oportunidade de se inscreverem para a 11ª edição, que acontecerá entre os dias 16 e 27 de janeiro, em Pelotas. As inscrições foram prorrogadas até 19 de agosto. O preenchimento do formulário, assim como o envio do vídeo de audição, deve ser enviado pelo site www.sesc-rs.com.br/festival. São mais de 250 vagas com bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta Oboé (Corne-inglês), Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone Tenor, Trombone Baixo, Tuba, Saxofone, Eufônio, Harpa, Percussão para Música de Concerto, Piano, além de Canto Lírico, Composição e aulas de Choro (que integra as práticas de Violão, Sopros, Acordeom, Bandolim, Percussão e Cavaquinho). 

“As intensas aulas e ensaios com renomados artistas do cenário internacional, o contato pessoal, a possibilidade de aprender e conviver com colegas e professores, são alguns dos privilégios de participar do Festival. As oportunidades que surgem a partir dele são consequências de uma experiência enriquecedora”, ressalta Bock.

Durante o Festival, os estudantes terão contato com 42 professores do Brasil, Estados Unidos, Chile, China, Itália, Portugal, Alemanha, Rússia, Bielorússia e Japão. Além do aperfeiçoamento musical, os participantes terão a chance de tocar em concertos em diversos pontos da cidade, em apresentações gratuitas, abertas para toda a comunidade. Um dos mais aguardados reencontros é o dos músicos e do público com o Theatro Sete de Abril, ícone cultural de Pelotas e o mais antigo teatro do Rio Grande do Sul. 

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música

Em sua 11ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. 

Inscrições para os cursos - 11º Festival Internacional Sesc de Música 

Período de inscrições: 12/07 a 19/08/2022

Divulgação dos selecionados e matrícula 1ª chamada: 05/09 a 20/09/2022

Divulgação dos selecionados e matrícula 2ª chamada: 26/09 a 10/10/2022

Consulta dos cursos disponíveis e mais informações sobre inscrições em www.sesc-rs.com.br/festival

Cursos disponibilizados:

Música de Concerto

Violino | Viola | Violoncelo | Contrabaixo | Harpa

Flauta | Oboé (Corne-inglês) | Clarinete | Fagote

Trompa | Trompete | Trombone Tenor | Trombone Baixo | Tuba 

Saxofone | Eufônio | Percussão | Canto Lírico | Piano | Composição 

Choro (Violão, Sopros, Acordeom, bandolim, percussão e cavaquinho)

Prática de Orquestra e de Banda Sinfônica (não há inscrição. Serão realizados pelos alunos selecionados para os cursos de instrumentos)

Música de Câmara (recitais serão organizados no decorrer do Festival e apresentados nos horários designados para recitais de alunos)

Sobre o 11º Festival Internacional Sesc de Música

O que é? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais 

Data: De 16 a 27 de janeiro de 2023, em Pelotas 

Como acontece? Durante o Festival, os alunos participam das classes (cursos) e ensaios nos turnos da manhã e tarde; e apresentações que podem ocorrer pela manhã, tarde ou noite. Todas as apresentações têm entrada franca para a comunidade 

Classes de Música de Concerto: turno da manhã

Classes de Canto Lírico e Choro: manhã e tarde

Ensaios de orquestras, música de câmara: turno da tarde e vespertino

Ensaios de recitais de alunos: manhã e tarde (a combinar com o coordenador da área)

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Leonardo Mateus Bock - Créditos Leandro Rodrigues


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br