Com o intuito de suprir a demanda por profissionais qualificados em cirurgia robótica no Brasil, a Faculdade Moinhos de Vento, do Hospital Moinhos de Vento, promoverá o 2° Curso Híbrido de Cirurgia Robótica. A capacitação é direcionada a médicos, residentes e especialistas em urologia, ginecologia, coloproctologia, cirurgia geral, digestiva, torácica, oncológica, pediátrica , entre outras.
O curso terá 80 horas de duração e será dividido em seis módulos, entre aulas teóricas e práticas, com treinamentos nos simuladores dos robôs Da Vinci e Versius e participação em cirurgias ao vivo. "A certificação em Cirurgia Robótica habilitará os alunos a atenderem pacientes em procedimentos de diversas especialidades de forma segura, independente e consistente, em uma instituição que é referência no assunto na América Latina", destaca André Berger, médico urologista e coordenador do Núcleo de Medicina Robótica da instituição.
Ao concluírem o curso, os alunos estarão elegíveis para ingressar no Programa Proctorado de Cirurgia Robótica do Hospital. As inscrições podem ser realizadas até 8 de novembro. As aulas iniciarão no mesmo mês e ocorrerão em turno integral, em formato híbrido. Mais informações e inscrições pelo link.
Cirurgia robótica
A cirurgia robótica permite ao cirurgião maior precisão durante todo o procedimento, com visualização por meio da visão 3D e alta definição, além de instrumentos delicados com flexibilidade maior do que a da mão humana. Também há benefícios como a diminuição de sangramento e a redução da necessidade de transfusão sanguínea.
Parque robótico do Moinhos
O Hospital Moinhos de Vento tem um dos mais diversificados parques robóticos da América Latina, com um programa em constante evolução e cinco robôs para operação em múltiplas especialidades, auxiliando na realização de diversos procedimentos cirúrgicos. Além dos robôs Da Vinci e Versius, o hospital conta com as tecnologias Cirq (neurocirurgia) e Rosa (cirurgias de joelho e quadril).
Desde 2018, a instituição está investindo nessas plataformas com o entendimento pioneiro de que as possibilidades geradas pelas cirurgias com auxílio de robôs são o caminho para o futuro.