Neste Outubro Rosa, a luta contra o câncer de mama ganha novas possibilidades com a crioablação, uma técnica que utiliza baixíssimas temperaturas para eliminar células tumorais sem a necessidade de cirurgia. Essa abordagem, já utilizada com sucesso em diversos tipos de tumores, vem sendo aplicada de forma promissora em pacientes com câncer de mama inicial, trazendo esperança para quem busca um tratamento menos invasivo e com menos impacto em sua vida cotidiana.
Para o radiologista intervencionista, Dr. Leonardo Azevedo, a crioablação representa um avanço significativo no tratamento do câncer de mama: "Esse procedimento oferece uma alternativa segura para pacientes com tumores pequenos e iniciais. A recuperação é rápida, e o impacto na qualidade de vida é imenso. É uma opção minimamente invasiva, realizada sob anestesia local, que permite que as pacientes voltem às suas atividades normais imediatamente após o procedimento, explica o médico."
A técnica é especialmente indicada para pacientes que enfrentam câncer de mama em estágio inicial. Além disso, tem se mostrado uma alternativa viável para mulheres idosas ou que preferem evitar uma cirurgia tradicional. O procedimento, guiado por imagem, utiliza uma agulha que congela o tumor com o uso de nitrogênio, destruindo as células tumorais de forma precisa, sem comprometer os tecidos saudáveis ao redor.
"O tratamento foi tão rápido e sem dor que mal pude acreditar. Em pouco tempo, já estava de volta à minha rotina, sentindo-me renovada e confiante de ter feito a escolha certa," relata a paciente Tarcilla Gasse Cardoso, de 89 anos, ao compartilhar sua experiência com o procedimento.Além de seus benefícios médicos, a crioablação também tem um impacto importante na vida social e emocional das pacientes. "Com a técnica de crioablação essas mulheres com câncer de mama podem ser tratadas de forma rápida e sem dor em regime ambulatorial." destaca o Dr. Azevedo.Neste Outubro Rosa, o objetivo é lembrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, e com isso permitir também um tratamento mais precoce das pacientes com câncer de mama. A crioablação surge como uma alternativa que, em casos selecionados de forma multidisciplinar, mantiveram as pacientes sem tumor e com a qualidade de vida preservada.
Tecnologias inovadoras, como a crioablação, permite que estas pacientes tenham uma escolha e possam encarar o tratamento com mais confiança e menos medo. Essa nova abordagem é um exemplo de como a medicina moderna pode ir além da cura e se concentrar na experiência humana, proporcionando mais bem-estar às pacientes. E é isso que queremos destacar neste Outubro Rosa: a importância de se olhar para o tratamento de forma integral, com foco na humanização e na qualidade de vida.