|
|
Livro aborda um dos principais problemas da atualidade sob a ótica da saúde pública
A dependência química é um problema cada vez mais prevalente no Brasil e no mundo. Em Dependência Química – Prevenção, tratamento e políticas públicas (Artmed), mais de cem destacados profissionais e pesquisadores brasileiros que se dedicam ao estudo e ao tratamento dessa condição oferecem aos leitores a mais completa literatura nacional relacionada ao tema.
“O livro retrata a complexidade que é esta doença chamada ‘dependência química’ e revela a necessidade de focá-la sob múltiplas e diversas facetas que merecem ser consideradas quando abordamos esta temática desafiadora, intrigante, apaixonante, sem precedentes na nossa sociedade atual”, explica a psiquiatra e co-autora Alessandra Dihel. “O diferencial desta obra é que ela constitui-se em uma bíblia da dependência química baseada em evidências científicas. Em outras palavras, procuramos organizar um livro-texto extremamente completo, com temáticas correlacionadas bastante diversificadas e que usualmente não são encontradas em livros didáticos”, completa.
Os mais de 40 capítulos de Dependência Química abrangem desde as ciências básicas relacionadas ao tema, passando pelo diagnóstico, pelas drogas de abuso, terapias psicológicas, prevenção e pelas políticas públicas relacionadas. A obra também apresenta seção sobre dependência química em populações especiais, como crianças e adolescentes, mulheres e gestantes, idosos, gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros, moradores de rua e profissionais da saúde.
“As políticas públicas receberam enfoque baseado em evidências científicas. Assim, quando discutimos a questão da legalização da maconha, por exemplo, que é um dos assuntos mais polêmicos do momento, o texto mostra a ótica da saúde pública, com as possíveis repercussões da liberação e com os prós e contras científicos apontados em outros países”, revela a autora .
Dependência Química – Prevenção, tratamento e políticas públicas
Autores: Alessandra Diehl, Daniel Cruz Cordeiro, Ronaldo Laranjeira e colaboradores
Formato: 21x28 cm
Páginas: 528
Preço: R$ 115,00
Sobre os autores
Alessandra Diehl: Psiquiatra. Formação profissional em Pesquisa Clínica pela Invitare. Especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Sexualidade Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Doutoranda do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Professora do Curso de Extensão Diversidade Sexual e Dependência Química na Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD) da UNIFESP. Pesquisadora da UNIAD/UNIFESP. Coordenadora da Enfermaria de Dependência Química da UNIAD.
Daniel Cruz Cordeiro: Psiquiatra. Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Especialista em Dependência Química pela UNIFESP. Mestre em Psiquiatria pela Universidade de Londres (Kings College). Doutorando do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Vice-coordenador da Enfermaria de Dependência Química da UNIAD – UNIFESP.
Ronaldo Laranjeira: PhD em Psiquiatria pela Universidade de Londres. Professor titular do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da UNIFESP. Investigador principal do Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas (INPAD) do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq).
Quem é o Grupo A
O Grupo A é uma holding do mercado editorial formada pelos selos Artmed, Bookman, Artes Médicas, McGrawHill e Penso. Responsável pela publicação em português de livros acadêmicos, técnicos e profissionais nas áreas de biociências, de ciências humanas e de ciências exatas, sociais e aplicadas, o Grupo A possui cerca de 1.800 títulos em catálogo. Conta com conteúdo referendado pelos mais renomados autores nacionais e internacionais, respeitando o mais alto padrão de qualidade editorial. Com sede em Porto Alegre, atua em todo o território nacional através de uma ampla rede de filiais e representantes localizados nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal e em Portugal.
Autor: Cristiane Miglioranza
Fonte: Uffizi
|
|