Imprimir
 

Em projeto desenvolvido pelo Sebrae/SC, grupo de 30 apicultores do estado terá produção rastreada para melhor controle de qualidade

 

O sistema é o primeiro de rastreamento completo e o grupo que desenvolverá a primeira experiência, responsável por uma produção de mel de 40 toneladas ao ano, forma a Associação dos Produtores de Mel da Encosta da Serra dos municípios de São José, São Bonifácio, Santo Amaro, Águas Mornas, Angelina e Anitápolis.

As informações sobre cada pote estão na internet disponíveis para os consumidores. Basta acessar o site www.paripassu.com.br e digitar o código da embalagem do mel. Através do sistema, é possível saber o nome do apicultor, detalhes da produção e até a rota percorrida do apiário até o supermercado. O serviço inclui fotos e mapas.

Esse rastreamento permite localizar um lote inteiro de mel, que é distribuído em vários pontos de venda, e isso fortalece o consumidor final, porque ele começa a comprar e consumir um produto do qual sabe a origem e a qualidade.

Em Santa Catarina há 30.000 apicultores profissionais em atividade que produzem 6.000 toneladas de mel por ano, 15% dos quais tem na apicultura sua principal fonte de renda.

Santa Catarina é segundo maior produtor de mel do país. O movimento econômico da produção de mel no estado chega a 300 milhões de reais por safra. Apesar desse grande contingente, apenas 15% dos produtores atuam empresarialmente. Além do grande mercado interno, Santa Catarina exporta para a Europa e Estados Unidos.


Autor: Redação
Fonte: Economia SC

Imprimir