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Uso nas vendas do comércio alcançou 70% em janeiro de 2011

De acordo com a série histórica mensal da pesquisa, o uso do cartão de crédito nas vendas do comércio alcançou 70% em janeiro de 2011, contra 58% no mesmo mês do ano passado. Em sentido contrário, o cheque pré-datado foi utilizado por 18% em janeiro de 2011, uma queda considerável quando comparado ao primeiro mês do ano passado (26%).
 
Aceitar o cartão de crédito é praticamente uma unanimidade (98%) entre os empresários. "Muitos lojistas preferem estimular a compras através de cartão, temendo os riscos do não recebimento das vendas. Além disso, os processos de vendas são mais ágeis, reduzindo o custo da operação por cliente", afirma Silvânia Araújo, coordenadora do Departamento de Economia da Fecomércio Minas.
 
Do total das empresas pesquisadas em fevereiro de 2011, 24% disseram trabalhar com cheques, contra um índice de 27% apurado na sondagem de janeiro/2011. Ambos com significativa queda em relação ao patamar de 45% contatado em fevereiro 2010. A decisão do empresário de evitar trabalhar com cheque justifica-se pelo risco do não recebimento das vendas e pelo elevado custo da recuperação do crédito.
 
"O cartão tem sido utilizado não apenas como meio eletrônico de pagamento, mas também como instrumento de parcelamento das compras. Muitos empresários adotam a ação de compatibilizar o volume ou valor maior de compras, com prazos maiores, o que acaba estimulando o aumento do giro das mercadorias, com apelo para o consumidor", completa Silvânia.
 
Quanto à inadimplência relativa às vendas a prazo, o percentual ficou em 4% na sondagem do mês de janeiro de 2011. Isso significa que, de cada R$ 100,00 em vendas realizadas a prazo, R$ 4,00 não foram recebidos, quadro relativamente estável em relação aos meses anteriores, indicativo positivo para a saúde financeira do comércio.
 
Finalmente, para evitar o risco da inadimplência, evitar o aceite de cheques é ação mais comum no comércio, (66%), contra 54% da sondagem anterior.

Autor: Imprensa
Fonte: Fecomércio-MG

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