Imprimir
 

Parceria com a Kaizen vai aprimorar ensino das graduações de tecnologia

A integração da Universidade com mercado é um fator importante para a qualificação do aluno e faz parte da filosofia dos cursos da área de Tecnologia e Computação da ULBRA. Um exemplo disso ocorre novamente agora, quando concessionária Kaizen Honda doa à Universidade uma câmara de pintura automotiva, avaliada em R$ 50 mil. O equipamento será utilizado nas aulas e nos protótipos desenvolvidos pelo Laboratório de Engenharia Automotiva e também por alunos de outras graduações como Design, Engenharia Química e de Produção.
 
A cabine possui 7m de largura por 4,5m de comprimento e conta com aquecedor, queimador, sistema de exaustão e pistolas. A área de Tecnologia e Computação da ULBRA ainda estuda o local de sua instalação, que pode ser próximo ao Laboratório de Engenharia Automotiva ou no antigo espaço para restauração de automóveis do extinto Museu de Tecnologia. A estrutura ficará disponível para alunos e professores em aproximadamente um mês.
 
Para o curso de Engenharia Automotiva, a cabine será de grande valia. “Poderemos colorir os nossos protótipos de veículos de passeio e de competição. Nossas pinturas eram feitas ao ar livre, o que interferia na qualidade do acabamento”, comenta o coordenador da graduação, José Lesina Cezar. Segundo o professor, a câmara também vai auxiliar as aulas práticas e propiciar, inclusive, que cursos de extensão sobre pinturas automotivas possam ser criados. De acordo com o coordenador do bacharelado em Design, Cid D’Avila, a montagem de mockups (maquetes em tamanho real) e de modelos tridimensionais também pode ser realizada na cabine.
 
A doação foi concretizada com a visita do vice-reitor da ULBRA, Valter Kuchenbecker e da diretora da área de Tecnologia e Computação da Universidade, Analucia de Morales, à Kaizen Honda. Acompanharam o encontro os professores José Lesina e Luiz Carlos Gertz, além do diretor da ULBRA TV, Mário Pool, e o apresentador do programa ULBRA Motors, Paulo Bogado. Este último, inclusive, foi quem fez os primeiros contatos para concretizar a parceria.

Autor: Imprensa Ulbra
Fonte: Nelson Dutra

Imprimir