Imprimir
 

Sartori foi a Brasília para tratar de temas de extrema relevância para o RS

O governador José Ivo Sartori reuniu-se com o presidente Michel Temer, na manhã desta terça-feira (13), no Palácio da Alvorada, em Brasília, para tratar de dois temas de extrema relevância para o Rio Grande do Sul: a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e o financiamento da Segurança Pública pelo BNDES.

Após a autorização do Legislativo gaúcho, o governo do Rio Grande do Sul espera que as negociações para a adesão ao RRF avancem. Este avanço depende de questões técnicas, que já estão sendo superadas pelo Estado (em especial a certidão do Tribunal de Contas do RS que confirma gastos com pessoal acima de 72%), mas também da vontade política do governo federal.

O governador lembrou que o Rio Grande do Sul foi o estado brasileiro que fez a mais profunda reforma administrativa em sua estrutura. “Fizemos o dever de casa e era meu papel pedir prioridade em nome do Rio Grande do Sul”, disse.

Sartori também reforçou o pleito gaúcho para que governo federal promova um encontro de contas com ressarcimento das perdas do Estado com a Lei Kandir. “O Rio Grande do Sul está vivendo um novo momento econômico e para isso é fundamental o ingresso de dinheiro novo no Estado. 2018 não pode ser um ano morto. Serei parceiro de todas as transformações que o país ainda precisa”, afirmou.

O outro tema da reunião com o presidente foi o financiamento do BNDES para a Segurança Pública. O Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro em extensão de fronteira e precisa ser incluído nesse programa. “Ontem, anunciamos redução de todos os índices de criminalidade. Segurança Pública é nossa prioridade absoluta, mas é necessário avançar em equipamentos, viaturas, presídios. E para isso precisamos de recursos financeiros. Não seria justo o Rio Grande do Sul ficar de fora desse programa de financiamento”, ressaltou.

Sartori agradeceu o empenho da bancada gaúcha no Congresso e o apoio dos ministros chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha; do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra; da Secretaria de Governo, Carlos Marun; e da Fazenda, Henrique Meirelles.

O governador estava acompanhado do vice-governador, José Paulo Cairoli; do ex-governador Germano Rigotto; dos secretários da Segurança Pública, Cezar Schirmer; do Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo; da Fazenda, Giovani Feltes; de Comunicação, Cleber Benvegnú; do procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel; do secretário-adjunto da Fazenda, Luiz Antônio Bins; e dos deputados federais Alceu Moreira, Mauro Pereira, José Fogaça e Darcísio Perondi.

Aguarde matéria completa.


Autor: Gabriela Alcantara, de Brasília. Edição: Sílvia Lago/Secom
Fonte: Secom

Imprimir