Imprimir
 

Causada pelo vírus VHA, a hepatite A é uma infecção contagiosa que atinge o fígado

Uma das alternativas mais eficazes para prevenção da Hepatite A é a vacinação. Segundo o gestor médico do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Mãe de Deus, Dr. Gabriel Narvaez, a vacina para hepatite A deve ser feita em duas doses, com 6 meses de intervalo entre elas. A sua indicação é de fundamental importância para usuários de drogas, injetáveis ou não, e para homens que fazem sexo com homens, grupos nos quais a incidência aumentou muito nos últimos anos.

Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou novo boletim epidemiológico, chamando atenção para o aumento dos casos de Hepatite A entre homens no Brasil. O número de ocorrências quase dobrou em 2017 frente ao ano anterior – saltou de 1.206 para 2.086 registros. A elevação é ainda mais sentida no público entre 20 e 39 anos, que passou de 15,8% para 46%. Nos Estados Unidos, foram registrados entre os últimos dois anos mais de 2.500 casos, conforme dados do Centro de Controle de Doenças (CDC) americano.

Causada pelo vírus VHA, a hepatite A é uma infecção contagiosa que atinge o fígado. Pode ser transmitido pelo sexo oral e anal, bem como pelo consumo de água e alimentos contaminados. Uso de álcool e drogas e doenças autoimunes são alguns dos fatores que podem acelerar o desenvolvimento do vírus.


Autor: Tiago Ritter
Fonte: Moglia

Imprimir