Imprimir
 

Sob regência de Evandro Matté, a orquestra realiza uma grande apresentação pela sua Série Interior

Os solos ficam a cargo da fagotista Ange Bazzani e do oboísta Érico Marques. A exibição acontece no domingo, 14 de outubro, às 19h

No próximo domingo, dia 14 de outubro, às 19h, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) coloca a cidade de Alvorada na rota de sua Série Interior de concertos. Na ocasião, os músicos interpretam obras de compositores como Verdi, Piazzolla, Strauss e Guerra-Peixe, além de trilhas de filmes, na Paróquia São José Operário (Rua Oceania, 166 - Passo do Feijó). A regência é de Evandro Matté, diretor artístico da sinfônica, e os solos são da fagotista Ange Bazzani e do oboísta Érico Marques. O evento, patrocinado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), tem entrada franca. 

A noite começa com a trilha do famoso musical “West Side Story”, conhecido como “Amor, Sublime Amor”, do compositor norte-americano Leonard Bernstein (1918-1990). Depois, a Ospa presta homenagem à música de ópera com a interpretação de trechos de obras de Giuseppe Verdi (1813-1901) e Pietro Mascagni (1863 – 1945). Na sequência, a fagotista Ange Bazzani e o oboísta Érico Marques executam ao lado da orquestra o “Concertino para Oboé, Fagote e Cordas” de João Guilherme Ripper. Um dos mais destacados compositores de sua geração, Ripper é o atual presidente da Academia Brasileira de Música e criou esta peça para representar musicalmente o Rio de Janeiro. 

Na sequência, a sinfônica apresenta "Vozes da Primavera", valsa de Strauss II (1825-1899). Passando da tradição europeia para a música latino-americana, a orquestra dá continuidade ao concerto com “Mourão” de César Guerra-Peixe (1914 – 1993). A expressividade portenha também ganha vida com “Libertango”, de Astor Piazzolla (1921-1992). Por fim, contemplando os fãs da sétima arte, o repertório destaca populares trilhas de cinema: "O Poderoso Chefão", de Nino Rota (1911-1979), e "Piratas do Caribe", de Klaws Badelt (1967-). 

Evandro Matté (regente)

É diretor artístico e maestro da Ospa, da Orquestra Unisinos Anchieta e da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. Ocupa, também, o cargo de diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas. . Realizou sua formação musical na Universidade Federal do RS, na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Esteve à frente de orquestras da Argentina, Uruguai, Croácia, Itália, China, Alemanha, Estados Unidos e República Checa. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música. 

Ange Paola Bazzani (fagote - Brasil)

Natural da Colômbia, Ange é a primeira mulher a ocupar o cargo de fagotista em quase sete décadas de história da Ospa. Especialista em Música Orquestral pela Academia de Música da OSESP, também já integrou a Orquestra Sinfônica da Colômbia e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 

Érico Marques Cunha (oboé - Brasil)

Oboísta da Ospa, especializou-se na Royal Academy of Music (Inglaterra) após vencer o Concurso Eleazar de Carvalho em 2015. Já atuou como oboé solista da Orquestra Sinfônica de Goiânia e da Filarmônica de Goiás.  

Sobre a Fundação Ospa

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no Rio Grande do Sul. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música.  

A Ospa possui uma extensa agenda de concertos em todo o Estado, atingindo um público abrangente e diversificado. Orquestra mais antiga do país em atividades ininterruptas, sua programação é constituída pelas séries Theatro São Pedro, UFRGS, Igrejas, Araújo Vianna, Interior, Música no Museu, Didáticos, Ospa Jovem e concertos especiais. 

Mais informações em www.ospa.org.br

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2018 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan, Banrisul e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Ventos do Sul, Audio Porto e Grupo Renner. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel. 

Concerto da Ospa em Alvorada | Série Interior 

 Quando: Dia 14 de outubro de 2018, domingo

Horário: 19h

Local: Paróquia São José Operário (Rua Oceania, 166 - Passo do Feijó).   

ENTRADA FRANCA 

PROGRAMA

Leonard Bernstein: West Side Story

Giuseppe Verdi: Abertura da ópera “Nabucco”

João Guilherme Ripper: Concertino para Oboé, Fagote e Cordas

Johann Strauss II: Vozes da Primavera

Pietro Mascagni: Intermezzo Sinfônico

César Guerra-Peixe: Mourão

Astor Piazzolla: Libertango (Arranjo: Alexandre Ostrovski)

Nino Rota: O Poderoso Chefão

Klaws Badelt: Piratas do Caribe 

Regente: Evandro Matté

Solistas: Ange Bazzani (fagote) e Érico Marques (oboé)


Autor: Marília Lima - Jornalista, Maí Yandara - Assistente e Vanessa Petuco - Estagiária
Fonte: Assessoria de Comunicação da OSPA

Imprimir