Imprimir
 

Com a troca das estações e a mudanças climáticas muitas pessoas apresentam complicações no trato respiratório

A asma é uma inflamação que ocorre nas vias aéreas ou brônquios. O diagnóstico é estabelecido por avaliação médica, através do relato do paciente e do exame físico – além de exames de função pulmonar. A gravidade da asma é muito variável, havendo casos leves até muito graves que podem causar a morte do paciente. Podem ocorrer ao longo do tempo, inclusive, crises leves até graves no mesmo paciente.

A asma acomete cerca de 300 milhões de pessoas no mundo. Estima-se que no Brasil existe, aproximadamente, 20 milhões de asmáticos, sendo uma causa importante de faltas nas escolas e no trabalho.

Com a chegada do inverno acabam surgindo mais casos, pois o frio é um desencadeante significativo para pessoas com asma. Além disto, a maior convivência em locais fechados favorece a transmissão de doenças infecciosas, sobretudo virais. Seus principais sintomas são: falta de ar, tosse, chiado e aperto no peito, que ocorrem em crises. Normalmente são desencadeados por poeira, cheiros fortes, mudanças climáticas, pelos de animais de estimação, dentre outros fatores.

Fique atento aos sinais e procure um especialista caso reconheça sintomas.


Autor: Julian de Souza
Fonte: Moinhos Critério

Imprimir