Imprimir
 

Ampliação da abertura das lojas veio em um bom momento, na véspera de um feriado importante, o Dia das Crianças, que ajudará na recuperação do segmento

 O decreto nº 20.752/20, publicado pela Prefeitura de Porto Alegre em sete de outubro, retirou a proibição de funcionamento do comércio aos domingos, além disto, autorizou o varejo da Capital a funcionar das 9h às 17h, e os shopping centers, das 12h às 20h. Para a CDL POA, a ampliação da abertura das lojas veio em um bom momento, na véspera de um feriado importante, o Dia das Crianças, que ajudará na recuperação do segmento.

Segundo o presidente da Entidade, Irio Piva, a retomada econômica das atividades comerciais em Porto Alegre está ascendente, mas ainda bastante lenta. Isso porque, na nova fase de recomeço, ainda há diferenças significativas nos avanços, variando de acordo com cada tipo de setor. Alguns já trabalham de maneira bem efetiva, como é o caso dos materiais de construção, por outro lado, os shopping centers, especialmente lojas de roupas e calçados, ainda estão sofrendo.

A abertura aos domingos, especificamente, é muito valorosa para ajudar a área de vestuário que está trabalhando com cerca de 60% da sua normalidade, ou seja, com uma queda em torno de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. "Mas é importante frisar que se trata de uma fase de melhoria, sendo cada semana melhor do que a anterior", pontua Piva.

Para uma normalização mais efetiva, o mercado está na expectativa da ampliação em alguns segmentos como os cinemas, fechados desde março. Importante lembrar que as salas cinematográficas são responsáveis por um aumento de fluxo dentro dos shoppings e geram um melhor desempenho das lojas.

Sobre as expectativas de vendas para as festividades de fim de ano, a CDL POA espera que o comércio chegue até dezembro com números próximos aos do ano anterior. Entretanto, não há certeza de que será possível. "É necessária a compreensão de que este ano deixará rastros devido à queda na economia e no PIB. No ano passado, havia um processo de aquecimento econômico, porém este ano será mais difícil atingir os mesmos patamares em alguns segmentos", aponta o presidente.

Sobre a possibilidade de uma segunda onda de contaminação pelo coronavírus, a Entidade reforça a importância de se aprender com os erros dos outros lugares. Neste momento, a recomendação que impera é a de não confundir retomada das atividades com uma liberalidade para relaxar nos protocolos de segurança. O cuidado é vital e continua sendo trabalhado muito fortemente.

Tanto a CDL POA quanto as outras entidades do segmento pedem a continuidade de orientação para que todas as atitudes relacionadas à de higiene continuem fortes e inabaláveis. "A atividade econômica não é geradora ou causadora da propagação do vírus, os ambientes de trabalho são seguros e se deve permanecer com estes rituais, utilizando máscara, cuidados com higiene, utilização de álcool em gel e manutenção do distanciamento", alerta o dirigente.


Autor: Redação
Fonte: Imprensa CDL Porto Alegre

Imprimir