Imprimir
 

Sob o tema 'As Inovações Tecnológicas no Combate à Criminalidade', o evento acontece entre os dias 19 e 21 de outubro e reunirá especialistas em segurança pública

A palestra de abertura será sobre a Modernização da Investigação na Polícia Federal e conta com a participação do diretor-geral da PF, Rolando Alexandre de Souza; o corregedor-geral da PF; João Vianey Xavier Filho; o presidente da ADPF, Edvandir Felix de Paiva; e o vice-presidente da ADPF, Luciano Soares Leiro

Nos próximos dias 19, 20 e 21 de outubro acontece a 3ª edição do Simpósio Internacional de Segurança - Edição Online. Com iniciativa e coordenação da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), o evento conta com apoio institucional da Polícia Federal, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur/DF), e de várias outras entidades do setor de segurança.

A abertura do evento acontece na próxima segunda (19), às 14h, com o Painel Modernização Tecnológica da Investigação na Polícia Federal, que conta com a participação do diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza; o corregedor-geral da Polícia Federal, João Vianey Xavier Filho; o Presidente da ADPF, Edvandir Felix de Paiva; e o coordenador do Simpósio Internacional de Segurança e vice-presidente da ADPF, Luciano Soares Leiro.

Sob o tema "As Inovações Tecnológicas no Combate à Criminalidade", o 3º Simpósio reunirá especialistas em segurança pública, empresários do setor e representantes de instituições policiais e de entidades congêneres. O evento tem como objetivo debater a utilização da tecnologia e inovação no aperfeiçoamento do combate à criminalidade, além de contar com uma exposição virtual, por meio da participação de empresas nacionais e internacionais com atuação nesse setor.

O vice-presidente da ADPF, Luciano Leiro, ressalta que a programação do evento foi pensada com o objetivo de aprofundar ainda mais o debate relacionado à Segurança Pública, destacando experiências bem sucedidas do uso da tecnologia no combate à criminalidade, no Brasil e em outros países.

"Nesses três dias, vamos reunir mais de dois mil participantes e trazer as experiências mais importantes do Brasil e do mundo para o setor da segurança, por meio da participação de especialistas do setor público e privado. Teremos ainda uma expo virtual voltada às tecnologias no combate à criminalidade e que conta com a participação de empresas nacionais e internacionais. Também é importante ressaltar que, para esta edição do evento, a ADPF promoveu o Desafio Simpósio Internacional de Segurança - Edição Online - InTeSeg (Inovação, Tecnologia e Segurança), com o intuito de apoiar iniciativas de startups do Distrito Federal, com foco no desenvolvimento tecnológico no combate à criminalidade", disse.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

A programação do Simpósio 2020 - Edição Online contempla os temas: Segurança Pública; Fronteiras; Crimes Cibernéticos; Sensoriamento Remoto; Sistema Prisional; e Smart Cities. Participarão dos Painéis representantes das empresas responsáveis pelas tecnologias e autoridades públicas na área de segurança, como Polícia Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Secretarias de Segurança Pública nos Estados, Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), Ministério da Justiça, entre outras.

Ainda no primeiro dia do evento (19/10), das 09h às 16h30, será realizado o Painel Crimes Financeiros, que irá debater os temas: Investigação Patrimonial no Tráfico de Drogas e Tecnologia; Rastreando Criptomoeda e resolvendo os desafios da investigação criminal com a inteligência digital; e Uso de fontes públicas para enriquecimento de informações em inteligência policial. O painel conta com a participação do coordenador geral de Repressão a Drogas, Armas e Facções Criminosas da Polícia Federal, Elvis Aparecido Secco, entre outros palestrantes.

E para encerrar os debates do primeiro dia, o evento traz o Painel Fronteiras e Cooperação Internacional, com as abordagens: Novas tecnologias no controle migratório: perspectivas no aumento da segurança, eficiência e uso como ferramenta investigativa; O setor de Segurança do Reino Unido; e Soluções de rádio monitoramento e rádio localização em apoio a operações nas regiões de fronteira. Entre os palestrantes, estão confirmados: o chefe da Divisão de Controle de Imigração e Segurança de Fronteira da Polícia Federal, Fernando Ballalai Berbert de Castro Junior, e a vice-diretora Regional da ADPF/DF, Nelbe Ferraz de Freitas.

A programação do segundo dia (20/10) acontece das 09 às 18h40. O Painel de abertura será sobre Segurança Pública e Formas De Financiamento e conta com a participação do: secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ronney Augusto Matsui Araújo; o coordenador do departamento de Projetos e Políticas de Direitos Difusos e Coletivos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Verochile da Silva Júnior; o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Federativos e Parlamentares do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Lucas Alves de Lima Barros de Góes; e o secretário de Segurança Pública do Tocantins e presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio.

O último dia do evento também terá início às 09h e se estende até às 15h30. O Painel de abertura do dia 21/10 abordará Crimes Cibernéticos. Temas: Importância da Cooperação Iniciativa Privada X Poder Público, no enfrentamento à criminalidade cibernética; Plataforma de fusão de dados para investigação criminal; Crimes Cibernéticos na era das Transações Instantâneas. Participantes: coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas do MJSP, Alesandro Gonçalves Barreto; diretor de Segurança Institucional do Banco do Brasil S/A - Febraban - Federação Brasileira de Bancos, Luiz Fernando Ferreira Martins; entre outros especialistas.

O evento contempla, também, um Painel para a apresentação do Desafio Simpósio Internacional de Segurança - Edição Online - InTeSeg (Inovação, Tecnologia e Segurança), iniciativa da ADPF. A apresentação contará com a participação das empresas vencedoras: Goledger e Smart Saf Band e de representante da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). O Desafio tem como foco o desenvolvimento tecnológico no combate à criminalidade e irá incentivar a produção de novas tecnologias para modernização e melhoria da efetividade na segurança pública do Brasil, por meio da identificação, mapeamento, seleção e apresentação de startups de desenvolvimento tecnológico e inovação.

A Programação completa do Simpósio (com todos os painéis e palestrantes) está disponível em: http://www.simposioseguranca.com.br/programacao/#programacao

EXPOSIÇÃO VIRTUAL

Com o objetivo de apresentar as novas tecnologias na área de segurança, com foco no combate à criminalidade, com o objetivo de trazer mais eficiência às investigações no Brasil, o 3º Simpósio Internacional de Segurança - Edição Online conta com uma exposição virtual focada nas inovações tecnológicas, por meio da participação de empresas nacionais e internacionais. Empresas confirmadas: Airbus; Berkana; Cellebrite; Dígitro; Embaixada do Reino Unido; Geosatis; Huawei; HEX; Motorola; NSO; Poly Defensor; Rohde & Schwarz; SITA; Stefanini Rafael; Spectra; TechBiz; VMI; entre outras organizações.

PÚBLICO

O Simpósio possui inscrição gratuita, mas é restrita aos convidados, como gestores e servidores públicos das áreas de segurança, tecnologia e inteligência.

Serviço
Simpósio Internacional de Segurança - Edição Online
Data: 19 (das 14h às 18h40); 20 (das 09h às 18h40) e 21 de outubro de 2020 (das 09h às 15h30) - SEGUNDA, TERÇA E QUARTA
Local: Formato virtual
Mais Informações: www.simposioseguranca.com.br
Organização e promoção: Necta (http://www.nectainova.com.br)

CREDENCIAMENTO IMPRENSA: Os jornalistas deverão solicitar o credenciamento por meio do link: www.simposioseguranca.com.br/credenciamento-imprensa

SOBRE O SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA - EDIÇÃO ONLINE

A terceira edição do Simpósio Internacional de Segurança - Edição Online, organizado pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal - ADPF tem como objetivo debater a utilização da tecnologia e inovação no aperfeiçoamento do combate à criminalidade.

Problemas como o aumento das taxas de criminalidade e da violência contribuem para o crescimento da sensação de insegurança da população, sobretudo nos grandes centros urbanos, tornando a questão da segurança pública o principal desafio para o País. A utilização da tecnologia possibilita a formação de robustos bancos de dados, elaboração de perfis de criminosos e suas organizações, cruzamento e análise de dados com mais profundidade, obtenção de estatísticas, e permite uma visão sistêmica que contextualize a segurança pública, dentre outros aspectos.

ADPF: A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal - ADPF, fundada em 1976, é uma entidade representativa de classe, de âmbito nacional, dotada de personalidade jurídica de direito privado, de caráter eminentemente assistencial, cultural, sem fins lucrativos e com duração indeterminada.

Com mais de 2.300 associados, a entidade representa cerca de 90% dos Delegados de Polícia Federal e está representada nas 27 unidades da Federação por meio de suas Diretorias Regionais, tendo como missão aprimorar a instituição policial, sua doutrina, normas e princípios de atuação funcional. Cabe à entidade resguardar os interesses dos Delegados de Polícia Federal e da própria Polícia Federal, além de colaborar com as autoridades, ao apresentar propostas relativas aos interesses da Instituição e da própria Segurança Pública.


Autor: Redação
Fonte: Imprensa Simpósio ADPF

Imprimir