Imprimir
 

Copos e outros itens plásticos descartados na FIERGS serão coletados e designados ao programa socioambiental que destinará o valor arrecadado para o CEREPAL, entidade assistencial participante

O programa Copinho Legal, promovido pelo Instituto SustenPlást, agora faz parte dos projetos de descarte correto de materiais plásticos executados na sede da Federação das Indústrias do Estado do RS (FIERGS). A iniciativa objetiva recolher copos, talheres, pratos e outros itens plásticos descartados pela Federação e designá-los ao programa socioambiental, seguindo o conhecido modelo do Tampinha Legal, que destinará o valor arrecadado para o CEREPAL, entidade assistencial participante contemplada. 

Segundo o presidente do Instituto SustenPlást, Alfredo Schmitt, essa atitude da FIERGS é um exemplo para todo setor industrial. “A FIERGS é a primeira entidade da indústria do Brasil que está se posicionando de uma maneira clara em termos de reciclagem, de economia circular e de ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança), em relação ao setor plástico e aos demais setores”, afirma Schmitt.

Para o superintendente geral da FIERGS, Carlos Heitor Zuanazzi, é uma satisfação muito grande essa parceria com o SustenPlást. “Hoje a FIERGS já tem um apoio muito grande da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais com o Tampinha Legal, então este momento é o registro de mais uma parceria importante que vai servir de exemplo para muitas empresas e indústrias a aderirem este tipo de atividade que trazem resultados sociais e econômicos”, salienta.

A coordenadora do Instituto SustenPlást, Simara Souza, explica que o Copinho Legal cumpre seu caráter educativo quando a sociedade compreende a importância de suas atitudes corretas. “A atitude protagonista da FIERGS é exemplar para a indústria brasileira e para outras federações. Desta forma, a gestão de resíduos do segundo setor (indústria) se alia a gestão de recursos do terceiro setor (entidades assistenciais)”.  Segundo Simara, o material coletado deve ser encaminhado em sacos plásticos transparentes e segregados em dois grupos: brancos e transparentes sem marcas ou logos e outro com itens coloridos e/ou com logos. O material não será segregado pelas entidades assistenciais participantes, ou seja, devem ser destinados de forma que sejam encaminhados diretamente para a reciclagem. Para isso devem estar livres de outros materiais contaminantes como vidros, latas, papeis, parafusos, baterias, etc.

Copinho Legal

O Copinho Legal, lançado em 2020 pelo Instituto SustenPlást no Rio Grande do Sul, em parceria com a Câmara de Descartáveis da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), fomenta a coleta de copos, pratos e talheres de uso único em prol de entidades assistenciais.

O Copinho Legal é uma oportunidade de captação de recursos para entidades assistenciais. Copos pratos e talheres descartáveis devem ser coletados em sacos plásticos transparentes tomando o cuidado para que outros materiais não estejam misturados como latas, parafusos, papel, etc. Não é necessário lavar nem separar os itens por cores. O material deve ser entregue seguindo separação em dois grupos: a) brancos e transparentes completamente lisos (sem estampas) e coloridos e/ou com estampas. Mais informações podem ser obtidas em www.copinholegal.com.br 


Autor: Vanessa Fontoura
Fonte: Camejo Comunicação

Imprimir