Imprimir
 

Foram 1.007 nesta temporada ante 427 no mesmo período do ano passado

A Operação Golfinho 2009/ 2010 apresentou crescimento de 135,83% no resgate de pessoas das águas do mar. Foram 1.007 salvamentos nesta temporada ante 427 no mesmo período do ano passado. Somente no feriado de Ano-Novo foram 600 salvamentos. Os dados referem-se ao período de 19 de dezembro a 15 de janeiro e foram apresentados pelo subcomandante da Brigada Militar, coronel Jones Calixtrato, nesta 4ª feira, 20, em Tramandaí, na divulgação do primeiro balanço da Operação Golfinho.

Segundo ele, o investimento do governo do Estado em segurança, com a ampliação do efetivo e de viaturas para o policiamento no Litoral, foram fundamentais para a melhoria dos serviços. O subcomandante anunciou que a BM irá assumir na temporada 2010/2011 o controle de todas as guaritas de Salva-Vidas. Outra preocupação da BM foi a retirada de redes de áreas de banho pela Pelotão Ambiental, evitando mortes de surfistas e banhistas no Litoral.

Conforme o levantamento da BM, o policiamento ostensivo e o combate ao tráfico de drogas nas praias foram expressivos. Nos 27 dias foram efetuadas em torno de 2 mil prisões e apreensão de drogas. Houve aumento de 865,62% na apreensão (544,03 gramas) e de 122,83% no de crack (3.210,98 gramas) se comparados ao ano passado. Os latrocínios (roubos com morte) caiu para zero, não havendo nenhum caso no Verão Legal RS 2010.

Calixtrato disse ainda que o objetivo da Operação Golfinho é apresentar no próximo balanço redução maior nos casos de afogamentos e de ações criminosas. Citou como fator positivo a inserção de 3,8 mil alunos da coorporação no policiamento das ruas e acréscimo de 25 viaturas no Litoral Sul e 38 no Litoral Norte no policiamento. "A população poderá vir tranquila. Estamos retirando de circulação quem vem ao Litoral pensando em cometer crimes. A ação da Brigada Militar é muito forte no sentido de prevenção da vida dos veranistas no mar e na segurança deles enquanto estiverem aproveitando suas férias", afirmou o coronel.


Autor: Imprensa
Fonte: Site do Estado

Imprimir