Consumidor RS
Siga:
AGORA
Programa Consumido RS de 29/09/2026 na RSPLAY Canal 524 da Claro TV Fim das bets contextualiza como vício em jogos é questão de saúde pública CONGREGARH debate futuro do trabalho, IA, liderança e relações humanas Banricard passa a operar com bandeira Elo, ampliando aceitação dos cartões Alimentação e Refeição AGERGS abre consulta pública sobre regras para infrações e sanções em concessões rodoviárias Sesc Mesa Brasil mobiliza toneladas de alimentos para famílias atingidas por temporal em Santiago e Alegrete Com inscrições abertas, Maratona Internacional de Porto Alegre 2027 reafirma compromisso com excelência Hospital Sapiranga recebe Prêmio Maturidade de Gestão na Saúde 2026
Notícias

Sebrae RS anuncia finalistas da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Vencedores das cinco categorias serão anunciados em cerimônia no dia 28 de setembro

19/09/2026 Mari Alves Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae RS
Sebrae RS anuncia finalistas da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Os finalistas da etapa estadual do 13º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) já estão definidos no Rio Grande do Sul. São, no total, cinco categorias: Jornalismo em Texto, Jornalismo em Vídeo, Jornalismo em Áudio, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário. Os nomes dos ganhadores serão conhecidos na noite de 28 de setembro, durante cerimônia em Porto Alegre com o conceito "Dar Voz", que, nesta edição de 2026, destaca o papel do jornalismo na construção e no fortalecimento das histórias de empreendedorismo do Rio Grande do Sul.

A seleção da etapa estadual foi realizada entre 22 de julho e 10 de agosto, por uma comissão julgadora formada por Alice Urbim, Daniel Scola e Leandro Olegário. 

Antes de chegarem ao júri estadual, os trabalhos passam por triagem inicial e avaliação classificatória, com notas de 0 a 100 atribuídas de acordo com os critérios de notícia definidos no regulamento. Os melhores trabalhos seguiram para a comissão julgadora estadual.  

Confira a lista completa dos finalistas:

CATEGORIA JORNALISMO EM TEXTO

- "Como o turismo indígena e quilombola quebra estereótipos e fortalece territórios" (Nonada Jornalismo). Representante do trabalho: Lucas Veloso.

- "Ciência revela diferencial da própolis do Pampa" (Correio do Povo). Representante do trabalho: Laura Dacol.

- "Economia solidária fortalece autonomia e renda de mulheres negras no Rio Grande do Sul" (Brasil de Fato RS). Representante do trabalho: Fabiana Reinholz.

- "Fio da esperança: como a Justa Trama entrelaça sustentabilidade, SUS e economia solidária" (Brasil de Fato RS). Representante do trabalho: Jorge Leão. 

- "O agro que agrega alto valor" (Correio do Povo). Representante do trabalho: Patrícia Feiten.

CATEGORIA JORNALISMO EM VÍDEO

- "A força feminina que move os negócios e a economia" (RBS TV). Representante do trabalho: Carolina Aguaidas.

- "A vida depois da enchente – negócios e economia do Vale do Taquari" (RBS TV). Representante do trabalho: Bianca Thaís Mallmann.

- "Conheça a história da primeira mulher negra a ser dona de vinícola no Brasil" (Canal Rural). Representante do trabalho: Elizangela Maliszewski.

- "Oportunidade Games" (SBT). Representante do trabalho: Aline Schneider. 

- "Startup gaúcha usa IA para reduzir problemas em prescrições médicas no SUS" (SBT). Representante do trabalho: Aline Schneider. 

CATEGORIA FOTOJORNALISMO

- "Bravos pequenos" (Zero Hora). Representante do trabalho: André Ávila.

- "Da Terra ao Trançado: o Empreender que Nasce no Campo" (Zero Hora). Representante do trabalho: Jefferson Botega. 

- "Feira das flores: como a produção de orgânicos reergueu produtor em Porto Alegre" (Zero Hora). Representante do trabalho: Maria Eduarda Fortes.

- "Pequena na Estrutura, Gigante no Sabor" (Zero Hora). Representante do trabalho: Jefferson Botega. 

CATEGORIA ESPECIAL JORNALISMO UNIVERSITÁRIO

- "A nova voz das Bancas: como o BookTok impulsionou a Feira do Livro de Porto Alegre" (Universidade Luterana do Brasil – Ulbra). Representante do trabalho: Marta Inês Bringmann.

- "Um quintal para a cidade: a história por trás da No Pátio" (Unisinos). Representante do trabalho: Gabriele Rech.

CATEGORIA JORNALISMO EM ÁUDIO*

- "Jogo de Cintura Especial Empreendedorismo e Elas" (Rádio CDN – grupo Diário). Representante do trabalho: Fabiana Sparremberger. 

*Somente um trabalho se classificou para o júri estadual na categoria Jornalismo em Áudio. 

Os vencedores seguem para a etapa Regional Sul do Prêmio Sebrae de Jornalismo.

Compartilhar: Facebook WhatsApp
Mais Notícias Ver todas »
TV Consumidor Ver todos »
Programa Consumido RS de 29/09/2026 na RSPLAY Canal 524 da Claro TV 06/10/2026
Programa Consumido RS de 28/07/2026 na RSPLAY Canal 524 da Claro TV 30/07/2026
Programa Consumidor RS de 21/07/2026 na RSPLAY Canal 524 da Claro TV 26/07/2026
Programa Consumidor RS de 14/07/2026 na RSPLAY Canal 524 da Claro TV 16/07/2026
Parceiros
Seções
TV Consumidor RS Play TOP Consumidor Notícias Recomendamos