Nosso compromisso com a sociedade e os consumidores do Estado do Rio Grande do Sul é de difundir a cultura consumerista, ou seja, abordar assuntos que privilegiem o despertar de uma consciência crítica do cidadão consumidor, incentivando-o a ser exigente em relação à qualidade dos produtos e serviços que adquire.
Recebemos reclamações diversas de ouvintes e telespectadores e as encaminhamos para as entidades representativas de cada setor para as providências que se fizerem necessárias. Esses canais diretos de comunicação, com entidades tais como a Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL/Poa), a Associação dos Bancos do RS, o Sindicato das Imobiliárias e Administradoras do RS (Secovi/RS), o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa), Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Delegacia do Consumidor (Decon), os procons do Brasil todo, o Ministério Público, dentre outras, possibilita-nos a SOLUÇÃO RÁPIDA de conflitos nas relações de consumo, evitando demandas judiciais morosas e onerosas aos consumidores e fornecedores.
O Consumidor RS busca, fundamentalmente, a harmonização das relações de consumo, princípio apregoado no Código de Proteção e Defesa do Consumidor.