O trem-bala deve ter, no mínimo, 60% dos lugares destinados à classe econômica, segundo a resolução publicada nesta terça-feira (13) no Diário Oficial da União que trata do modelo de concessão para implementação e operação do TAV (Trem de Alta Velocidade).
De acordo com as regras, as tarifas serão livremente fixadas pela concessionária, observada a tarifa-teto de R$ 0,49 por quilômetro para a classe econômica no serviço sem paradas entre o município do Rio de Janeiro (Barão de Mauá) e o de São Paulo (Campo de Marte).
Os valores serão reajustados anualmente levando em consideração a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Leilão
O leilão que definirá o grupo responsável pela obra está marcado para o dia 16 de dezembro na BM&F. O custo da obra está estimado em R$ 33,1 bilhões e o vencedor da licitação será quem ofertar a menor tarifa, respeitando o limite de R$ 199,80 para a classe econômica.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que o trem esteja pronto até 2016, quando o Brasil será sede da Olimpíada. Ele disse que é possível trabalhar em mais de um turno e até mesmo aos sábados e domingos, para que o trem-bala fique pronto a tempo de atender às necessidades do País.
“Boa parte da infraestrutura que estamos fazendo queremos que esteja pronta até a Olimpíada de 2016 e acho plenamente possível inaugurar até 2016”, disse, segundo a Agência Brasil.