TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
SBH aprova atitude da Anvisa
   
     
 


15/07/2010

SBH aprova atitude da Anvisa
Sociedade Brasileira de Hipertensão é uma das que apóiam a Agência de Vigilância Sanitária na Resolução número 24

Temos um compromisso com a saúde das pessoas, e atuamos na área de hipertensão arterial, que é influenciada diretamente pelo consumo abusivo de sal. Ademais, somos signatários de documento que nos remete a ações que visem a atingir a meta nacional de redução do consumo de sal nos alimentos processados para 5,0 g/dia até 2020.

Considerando, ainda, que o atual consumo de sal é superior ao dobro desta quantidade objetivada e que não há qualquer dúvida por parte das sociedades signatárias desta manifestação de que essa condição é extremamente prejudicial à saúde. As medidas propostas pela ANVISA, para que essa meta seja conquistada tem grande potencial de impacto no setor produtivo, gerando a necessidade de adaptações em rotulagem e exposição de produtos que tenham alto teor desta substância.

Do mesmo modo, nossas crianças adquirem desde cedo, hábitos alimentares não saudáveis influenciados pela mídia e pela falta de informação dos pais sobre os malefícios das dietas ricas em sal. Além disso, não há porque defender outro interesse que não o da própria sociedade e de sua saúde.

Declaramos, assim, publicamente, nosso apoio irrestrito à Resolução número 24 da ANVISA, que representa um avanço, embora ainda aquém daquilo que deveria exigir dos fabricantes do setor alimentício e da mídia.

Na verdade, seria curioso se não houvesse questionamentos por parte dos atingidos por estas medidas. Do mesmo modo, seria ainda mais estranho se não nos posicionássemos porque temos esse dever de ofício.

Consideramos que a saúde é um bem indisponível e, como tal, deva ser defendido por todos os segmentos que acreditam que uma mudança benéfica possa ser introduzida neste país e em seus habitantes, que devem poder escolher livre e conscientemente o que desejam ingerir.

A força desta Resolução em prol da saúde das pessoas precisa suplantar quaisquer outros interesses. Seu resultado só será mensurável no futuro, que esperamos, seja coroado com menos doenças, internações, morbidade e mortalidade cardiovasculares.

Prof. Dr. Jorge Ilha Guimarães

Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Prof. Dr. Fernando Nobre

Presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Prof. Dr. Emmanuel Burdmann

Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia

Fonte: Advice
Autor: Nathalia Brogiatto
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br