TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Alerta sobre os perigos e as consequências do consumo abusivo de álcool por jovens
   
     
 


18/07/2010

Alerta sobre os perigos e as consequências do consumo abusivo de álcool por jovens
Tema de diversas pesquisas divulgadas pelo CISA

O CISA - Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, organização não governamental, alerta sobre os perigos a que estão expostos jovens que consomem bebidas alcoólicas de forma nociva, tais como acidentes de trânsito, ferimentos, violência interpessoal ou sexo desprotegido.

Álcool e influências

Estudo brasileiro recente avaliou a associação entre o uso pesado de álcool por estudantes e fatores familiares, pessoais e sociais. Foram entrevistados 48.155 estudantes de escolas públicas, com idade entre 10 e 18 anos. Os resultados mostram que os fatores associados a uma maior chance de ter feito uso pesado de álcool foram: ter mais de 15 anos de idade, relação ruim ou regular com pai e mãe, perceber o pai como liberal, não ter filiação religiosa e ter trabalho formal. Desta forma, a pesquisa sugere que ter ligações familiares mais fortes e seguir uma religião, pode auxiliar na prevenção do uso abusivo de álcool entre estudantes.

Álcool e universitários

O I Levantamento nacional sobre uso de álcool, tabaco e outras drogas, entre universitários das 27 Capitais Brasileiras, realização da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) em parceria com o Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (GREA-IPq/FMUSP), revelou que 79% dos entrevistados menores de 18 anos afirmaram já ter consumido algum tipo de bebida alcoólica. Outro ponto surpreendente é que o consumo de álcool, tabaco e outras drogas entre os universitários é mais frequente que na população em geral, o que reforça a necessidade de um maior conhecimento desse fenômeno para o desenvolvimento de ações de prevenção e elaboração de políticas específicas dirigidas para este segmento.

Álcool e férias 

Estudo, realizado em um resort da Bulgária, indicou aumento na frequência do uso de álcool durante as férias e revelou que 91% dos entrevistados entre 13 e 17 anos haviam bebido, apesar da idade legal para o consumo de bebida alcoólica ser de 18 anos, no local. Os autores alertam que pouca atenção tem sido dada ao consumo de álcool excessivo em estâncias de férias e à promoção do turismo associado ao uso de álcool. Além disso, o alto índice de jovens menores de 18 anos que consomem bebidas alcoólicas indica a necessidade de maior fiscalização das medidas legais neste tipo de ambiente.

Álcool e idade adulta 

As consequências negativas do consumo nocivo de bebidas alcoólicas podem permanecer no início da idade adulta. Esta foi a indicação de pesquisa divulgada pelo CISA, apontando que metade dos homens que faziam uso pesado episódico de álcool na juventude, continuaram a fazê-lo no início da idade adulta. Comportamento que acaba por consistir em forte preditor para se tornar um bebedor crônico na idade adulta.

Consequências negativas do "esquenta" à saúde dos jovens

De acordo com pesquisa publicada na revista científica Addiction, indivíduos que bebem em casa momentos antes de sair para eventos festivos, comportamento conhecido popularmente como  "esquenta", consomem maior quantidade de álcool e apresentam maior prevalência de problemas sociais do que pessoas que bebem apenas depois de chegarem ao ponto de encontro.

Álcool e genética 

Atualmente, a dependência alcoólica é considerada um grave problema de saúde pública e o consumo de álcool contribui para 1,8 milhão de mortes por ano ao redor do mundo. Pesquisa australiana, divulgada pelo CISA, indicou que, para indivíduos que relataram o primeiro consumo de álcool antes dos 13 anos, as influências hereditárias sobre os sintomas da dependência são mais pronunciadas.

Mais informações: www.cisa.org.br. 

Fonte: Planin Worldcom
Autor: Angélica Consiglio
Revisão e edição: Luiza Müller

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br