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As comunidades locais mais satisfeitas do mundo
   
     
 


29/07/2010

As comunidades locais mais satisfeitas do mundo
Pesquisa realizada com residentes de 23 países aponta o nível de satisfação com o local em que vivem

A Ipsos, multinacional francesa de pesquisa, apresentou um novo relatório que mede o quanto estão satisfeitos ou insatisfeitos os residentes de 23 países do mundo em relação aos locais onde vivem, e quais as três principais prioridades que cada um deles deseja para desenvolver suas comunidades.

Os resultados mostram que no Brasil, 61% disseram estar satisfeitos com os locais onde vivem. Além disso, 62% dos brasileiros apontam os serviços de saúde como prioridade para o desenvolvimento de sua comunidade, seguido por oportunidades de trabalho (56%) e nível de criminalidade (56%).

Nos demais países, a Holanda (85%), Canadá (83%), Austrália (82%), Índia (76%), Alemanha (74%) e Estados Unidos (73%) têm os residentes mais satisfeitos com suas comunidades locais, em comparação com os residentes da Coreia do Sul (34%), Hungria (45%), Japão (46%), China (48%) e Rússia (49%), que são os menos satisfeitos com as áreas onde vivem.

Quão satisfeitos estão com suas comunidades como lugar para se viver

Holanda                    85%

Canadá                     83%

Austrália                   82%

Índia                          76%

Alemanha                74%

Estados Unidos       73%

Grã-Bretanha           72%

República Tcheca   70%

Suécia                       69%

México                       67%

Espanha                   64%

Bélgica                      64%

Polônia                     63%

Argentina                  63%

Brasil                         61%

França                       56%

Turquia                     56%

Italia                           52%

Rússia                       49%

Japão                        48%

China                        46%

Hungria                     45%

Coreia do Sul           34%

Residentes indicam as três maiores prioridades para o desenvolvimento de suas comunidades

Os entrevistados também responderam quais são as três principais prioridades para que suas comunidades possam se desenvolver. Muitas coincidiram em diferentes locais do mundo, tais como oportunidades de trabalho, ruas limpas, nível de criminalidade e transporte público. A pesquisa mostra que a diversidade de países não é barreira para encontrar similaridades locais. Por exemplo: realização de reparos no asfalto das vias é a prioridade número um na Bélgica, Polônia, Rússia, Canadá e Índia.

Mas há diferenças claras também. Por exemplo: na Grã-Bretanha, atividades para adolescentes são a preocupação número um (único país onde isto ocorre); no Brasil, são os serviços de saúde; e na China, é a poluição que os residentes colocam como prioridade número um para seu desenvolvimento local.

“Nosso estudo mostra o quanto a satisfação com as áreas locais varia de um país para outro – mas também que muitas preocupações são bastante consistentes em todo o mundo. Os cidadãos globais estão preocupados principalmente com a economia e com o emprego, mas também com coisas relativamente pequenas, tais como ruas limpas”, ressalta Bobby Duffy.

“Existem ainda algumas diferenças significativas na ênfase entre países – e nos podemos aprender muito sobre nossas próprias prioridades nacionais ao estabelecer estas comparações internacionais”, conclui.

 

Principais prioridades para desenvolver as áreas locais

País

Prioridade 1

Prioridade 2

Prioridade 3

Todos

Oportunidades de trabalho (42%)

Reparos no asfalto das vias (39%)

Níveis salariais e custo de vida (37%)

Europa

 

 

 

Bélgica

Reparos no asfalto das vias (44%)

Transporte Público (36%)

Oportunidades de trabalho (34%)

República Tcheca

Oportunidades de trabalho (48%)

Reparos no asfalto das vias (42%)

Níveis salariais e custo de vida (41%)

França

Oportunidades de trabalho (55%)

Níveis salariais e custo de vida (43%)

Transporte Público (37%)

Alemanha

Oportunidades de trabalho (28%)

Atividades para adolescentes (27%)

Reparos no asfalto das vias (24%)

Grã-Bretanha

Atividades para adolescentes (39%)

Reparos no asfalto das vias (37%)

Oportunidades de trabalho (37%)

Hungria

Oportunidades de trabalho (73%)

Níveis salariais e custo de vida (67%)

Reparos no asfalto das vias (66%)

Itália

Transporte Público (50%)

Oportunidades de trabalho (49%)

Reparos no asfalto das vias (44%)

Holanda

Nível de Criminalidade (25%)

Affordable housing (23%)

Reparos no asfalto das vias (20%)

Polônia

Reparos no asfalto das vias (59%)

Níveis salariais e custo de vida (54%)

Oportunidades de trabalho (53%)

Rússia

Reparos no asfalto das vias (76%)

Custo de moradia (69%)

Níveis salariais e custo de vida (68%)

Espanha

Custo de moradia (51%)

Oportunidades de trabalho (50%)

Níveis salariais e custo de vida (42%)

Suécia

Oportunidades de trabalho (49%)

Nível de Criminalidade (39%)

Custo de moradia (38%)

Turquia

Nível de Criminalidade (41%)

Nível de poluição (41%)

Congestionamentos no trânsito (41%)

América do Norte

 

 

 

Canadá

Reparos no asfalto das vias (42%)

Oportunidades de trabalho (38%)

Custo de moradia (32%)

Estados Unidos

Oportunidades de trabalho (49%)

Níveis salariais e custo de vida (42%)

Reparos no asfalto das vias (36%)

América Latina

 

 

 

Argentina

Nível de Criminalidade (68%)

Reparos no asfalto das vias (65%)

Ruas limpas (62%)

Brasil

Serviços de Saúde (62%)

Oportunidades de trabalho (56%)

Nível de Criminalidade (56%)

México

Nível de Criminalidade (60%)

Reparos no asfalto das vias (55%)

Ruas limpas (55%)

Ásia-Pacífico

 

 

 

Austrália

Nível de Criminalidade (36%)

Reparos no asfalto das vias (35%)

Oportunidades de trabalho (33%)

China

Nível de poluição (58%)

Congestionamentos no trânsito (48%)

Níveis salariais e custo de vida (40%)

Índia

Reparos no asfalto das vias (54%)

Nível de poluição (52%)

Ruas limpas (52%)

Japão

Nível de Criminalidade (21%)

Transporte Público (17%)

Oportunidades de trabalho (17%)

Coreia do Sul

Transporte Público (33%)

Custo de moradia (33%)

Nível de poluição (32%)

Fonte: Ipsos Global @dvisor

 

 

Sobre a Ipsos

A Ipsos é referência mundial em pesquisa de mercado e interpretação de dados. Criada em 1975 na França, presente no Brasil desde 1997, consolidou-se como uma das maiores empresas de pesquisa do mundo, estruturando-se por meio de áreas especializadas, com profissionais altamente qualificados em estudos de tendências e mercado. Possui escritórios em 56 países e realiza pesquisas em mais de 100. Atualmente atende mais de 5.000 clientes no mundo e possui mais de 8.000 funcionários. No Brasil, com a aquisição da Alfacom, conta com quase 600 funcionários diretos, sendo a maior empresa de pesquisa ad hoc.

Fonte: Global
Autor: Adriana Freitas
Revisão e edição: Luiza Müller

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