TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Golpe milionário em MG
   
     
 


30/07/2010

Golpe milionário em MG
Procon-Itabira já havia alertado investidores
 
Secretário executivo do Procon-Itabira, Leonardo de Almeida Oliveira
O Procon de Itabira já havia alertado sobre o risco. Mas não adiantou. A estimativa é que cerca de mil, dos 2 mil lesados pelo golpe do empresário Thales Emanuelle Maioline, 34 anos, controlador da Firv Consultoria e Administração de Recursos Financeiros, sejam de Itabira.
 
Diversos investidores procuraram orientação junto ao órgão de defesa do consumidor quanto à viabilidade de aplicar seus recursos no fundo, que prometia rendimentos de 5% ao mês, bem acima da média de mercado.
 
A orientação do Procon, no entanto, sempre foi a mesma: fugir da cilada. O órgão já suspeitava do empresário e estava juntando documentos. Segundo seus levantamentos, a Firv não possuía credenciamento na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nem na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Não poderia, portanto, atuar no mercado.
 
Mesmo assim, mil itabiranos, entre empresários e trabalhadores que vendem hora, confiaram seus investimentos ao “Clube dos Vencedores” e acabaram vítimas.
 
Thales Emanuelle Maioline, 34 anos, controlador da Firv Consultoria e Administração de Recursos Financeiros
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o golpe. Thales Emanuelle Maioline sumiu sem explicar onde está o dinheiro entregue a ele pelos investidores. A denúncia é que através do fundo de investimentos, a Firv Consultoria tenha se apropriado do dinheiro entregue por pessoas das mais diversas profissões, atraídas pela oferta de rendimentos. A irmã de Thales, Iany Maioline e o sócio dos dois, Oséias Marques Ventura, também são investigados.
 
O Procon-Itabira também foi o primeiro a tomar providências legais junto à CVM, à Bovespa e à Polícia Civil, depois de suspeitar de irregularidades. Thales Maioline já havia inaugurado um escritório em Itabira e feito reuniões com investidores da cidade. Tudo entre os meses de junho e julho deste ano.
 
De acordo com o secretário executivo do Procon, Leonardo de Almeida Oliveira, no dia 8 de junho ele enviou solicitação à CVM e à Bolsa de Valores. As respostas vieram nos dias 21 e 22 de junho respectivamente. Também foi no dia 21 de junho que a CVM abriu processo para investigar as possíveis irregularidades da Firv Consultoria.
 
A partir de então, o Procon começou a instruir os investidores que há haviam feito aplicações a resgatar o dinheiro, antes que fosse tarde demais. Mas eles preferiram confiar. Leonardo explicou que, enquanto tinha pessoas investindo, a Firv mantinha o pagamento dos rendimentos aos clientes com mais tempo de casa em dia. Mas quando parou de entrar novos recursos, ou uma pessoa quis fazer um grande resgate, o sistema quebrou.
 
Audiência no Procon
 
Uma audiência foi marcada com a Firv no dia 30 de julho, data em que o empresário Thales Maioline compareceu ao Procon-Itabira com seu advogado. Na ocasião, diante das informações que o órgão itabirano tinha, o advogado negou que a empresa estivesse em funcionamento. Embora ciente do contrário, o Procon não tinha provas – pois nenhum investidor orientado quis dar depoimentos ou ceder documentos ao órgão.
 
Itabira foi uma vítima importante, segundo Leonardo, porque é uma cidade fértil, com muitos funcionários da Vale e pessoas com poder de investimento. Agora, o processo administrativo (investigação preliminar) será encaminhado também ao Ministério Público para que as providências sejam tomadas. Como investidor não é consumidor, o Procon fica limitado de agir com mais profundidade.
 
A orientação do órgão, agora que o golpe está executado, é que as vítimas tenham calma, juntem todos os documentos que comprovem os investimentos feitos e procurem a justiça ou aguardem novas manifestações dos próprios organismos de defesa, já que a situação tomou uma proporção nacional.

Ofício da CVM

Fonte: DeFato Online
Autor: Sérgio Santiago
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br